Uma abordagem analítica da interpolação polinomial em um ambiente computacional: uma experiência prática no processo de ensino e aprendizagem de matemática na Educação Técnica

Edel Alexandre Silva Pontes

Resumo


Diversas pesquisas são realizadas anualmente na Educação Matemática com o propósito de apresentar alternativas para o ensino de matemática em ambientes computacionais. A transformação tecnológica do mundo moderno proporcionou  uma mudança metodológica na prática de ensinar e aprender matemática. Atualmente, o uso de tecnologias educacionais, em sala de aula, é requisito primordial para aproximar o aprendiz dos conteúdos de matemática Este trabalho objetivou apresentar o comportamento das funções polinomiais através de um conjunto de pontos, chamado Interpolação Polinomial, em um ambiente computacional. Uma pesquisa de campo foi realizada com 16 estudantes da Educação Técnica de uma Escola Pública Federal para comprovar que o grau de motivação e de interesse pela matemática aumentou com a utilização de um ambiente computacional.   Espera-se que outros trabalhos dessa magnitude sejam desenvolvidos, no meio acadêmico, e que possamos minimizar as defasagens entre a teoria matemática e sua prática por intermédio de novas tecnologias.

 


Palavras-chave


Ensino de Matemática; Interpolação Polinomial; Ambiente Computacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/thema.16.2019.42-49.1100

Revista Thema.

Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul-rio-grandense. Pelotas, RS, Brasil. 


Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref            

Logotipo do Latindex