Modelização didática como possibilidade de aprendizagem sobre divisão celular no ensino fundamental

Autores

  • Tiago Rodrigues da Silva Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Maranhão, Campus Timon. Professor de Ciências da rede municipal de ensino de Timon, MA.
  • Bruna Rodrigues da Silva Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí. Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina.
  • Bruna Maria Prado da Silva Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento da Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1376-1386.1024

Palavras-chave:

Modelos didáticos, Células, Mitose, Meiose.

Resumo

O objetivo do artigo foi analisar o desenvolvimento e aplicação de modelos didáticos para o ensino e a aprendizagem de divisão celular. Os modelos didáticos, de baixo custo e fácil obtenção, foram aplicados com 30 alunos no 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Timon, MA. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um pré-teste, observações dos pesquisadores e pós-teste. O pré-teste avaliou os conhecimentos após as aulas teóricas e o pós-teste como os conteúdos foram compreendidos pelos alunos com a utilização dos modelos didáticos. O uso dos modelos didáticos mostrou-se eficiente. O índice de acertos no pré-teste foi de 45% e após a intervenção metodológica passou a ser de 84%. Os resultados mostram que os alunos desenvolveram habilidades para reconhecer e perceber as mudanças nas estruturas dos cromossomos durante as divisões celulares, compreendendo mitose e meiose de forma mais clara. Através dos modelos didáticos os estudantes tornaram-se construtores de seus conhecimentos. Conclui-se que, a modelização didática aplicada aos conteúdos conceituais de divisão celular permitiu uma melhor apresentação do modelo conceitual da mitose e meiose para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

SILVA, T. R. da; SILVA, B. R. da; SILVA, B. M. P. da. Modelização didática como possibilidade de aprendizagem sobre divisão celular no ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1376–1386, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1376-1386.1024. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1024. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas