Branding e identidade visual: um estudo de caso a partir da família Schiller

Autores

  • Karissa Harumi Yokemura Universidade Federal de Pelotas
  • Ana da Rosa Bandeira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.126-160.1282

Resumo

O presente trabalho, que resume o Trabalho de Conclusão de curso apresentado pela autora no semestre letivo de 2018/1 para o curso de Design Gráfico da UFPel  busca evidenciar a partir de um estudo de caso o contexto de um microempreendedor local e o uso de conceitos do design no desenvolvimento potencial do negócio. Na realização do mesmo, usou-se como base do estudo uma família de produtoras rurais do Morro Redondo - RS, a família Schiller, que comercializa produtos artesanais orgânicos na Feira Agroecológica, situada na cidade de Pelotas - RS, além de possuir um empreendimento voltado ao café colonial. Para isso, buscou-se conhecer a empresa, a fim de compreender a parte organizacional e identificar as necessidades da mesma, para enfim explorar conceitos relacionados à área do branding.


Referências

CAPA. Disponível em <http://www.capa.org.br/page/apresentacao> Acesso em: 17 de abril de 2018.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 5º ed. – São Paulo: Atlas, 1998.

KRUCKEN, Lia. Design e Território: Valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

MACRI, Renato Domingues Záccaro; MARTINS, Roseane Fonseca de Freitas. A Gestão de Design em uma empresa do ramo de chocolates: proposição de ações de Gestão de Design estratégico com base em diagnóstico para consolidação da marca. Revista Projética, Londrina, v. 1, n. 1, p. 7-25, 2010. Disponível em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/projetica/article/view/7736/6854>. Acesso em: 22 maio 2018.

MARTINS, José R. Branding: O manual para você criar gerenciar e avaliar marcas. São Paulo: Negócio, 2006.

MEIRELLES, Laércio. Agroecologia, Mercados Locais e Soberania Alimentar.

Revista Agriculturas, Curitiba, v. 1, n. 0, p. 11-14, 2004. Disponível em <http://aspta.org.br/revista/v1-n0-seguranca-alimentar-a-agricultura-familiar-aponta-o-caminho/soberania-alimentar-agroecologia-e-mercados-locais/> Acesso em: 15 de abril de 2018.

NEUMEIER, Marty. The Brand Gap: How to bridge the distance between business strategy and design. Berkeley: Aiga, 2006.

NEUMEIER, Marty. A empresa orientada pelo design. São Paulo: Bookman, 2010.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. 4º ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.

RADUNZ, Amanda Fabres Oliveira. Feira Agroecológica da ARPASUL, Pelotas, RS: produção, segurança alimentar e comercialização, um estudo de caso. Universidade Federal de Pelotas, Brasil. v. 17, n. 192 (2017): Revista Espaço Acadêmico, n. 192, maio de 2017 – agroecologia.

SEBRAE. Como elaborar uma pesquisa de mercado. Belo Horizonte: SEBRAE MINAS, 2013.

SCHILLER, Jurema. Entrevista concedida a Karissa Yokemura. Pelotas, 18 abril. 2018.

SEBRAE. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/sp/sebraeaz/pequenos-negocios-em-numeros,12e8794363447510VgnVCM1000004c00210aRCRD> Acesso em: 29 de maio de 2018.

STRUNCK, Gilberto. Como Criar Identidades Visuais para Marcas de Sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.

WHEELER, Alina. Designing Brand Identity: An Essential Guide for the Whole Branding Team. Hoboken: John Wiley & Sons, 2012.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

YOKEMURA, K. H.; BANDEIRA, A. da R. Branding e identidade visual: um estudo de caso a partir da família Schiller. Revista Poliedro, Pelotas, Brasil, v. 3, n. 3, p. 126-160, 2019. DOI: 10.15536/2594-4398.2019.v3.n3.pp.126-160.1282. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/1282. Acesso em: 31 out. 2020.

Edição

Seção

Iniciação Científica