Acolhimento de vivências universitárias de estudantes de Psicologia

relato de uma experiência com grupos operativos

Autores/as

  • Lucas Rossato Universidade de São Paulo - USP. Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). http://orcid.org/0000-0003-3350-0688 (no autenticado)
  • Patrícia Paiva Carvalho Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Deise Coelho de Souza Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Tales Vilela Santeiro Universidade Federal do Triângulo Mineiro image/svg+xml
  • Fabio Scorsolini-Comin Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.1028-1042.2753

Resumen

Este estudo apresenta o relato de uma experiência de acolhimento universitário a partir da realização de grupos operativos com estudantes de Psicologia de uma universidade pública do interior de Minas Gerais, Brasil. Participaram seis universitárias, com idades entre 18 e 27 anos, matriculadas entre o terceiro e o quarto semestres. Foram realizados cinco encontros em grupos operativos, coordenados por três psicoterapeutas utilizando recursos audiovisuais e literários para disparar as interações. A tarefa explícita dos grupos foi: pensar e dialogar sobre ser universitária e estudante de Psicologia. A interpretação e análise dos dados foi realizada por meio do levantamento dos principais emergentes grupais ligados à tarefa explícita. Por meio do conteúdo manifesto foram construídas três categorias: 1) Entrada na universidade e distanciamento de casa e da família; 2) Família e escolha profissional, e 3) Ser mulher na universidade. Diferentes marcadores emergiram na experiência universitária, sobretudo os relacionados à adaptação, às relações familiares, às questões de gênero e a construção da identidade profissional. Os grupos operativos possibilitaram a criação de espaços de escuta, diálogo e reflexão de temas caros à formação pessoal e profissional, demonstrando ser um recurso metodológico relevante para a atenção e promoção de cuidados em saúde mental no ensino superior.

Palavras-chave: Educação superior; estudantes; processos grupais; saúde mental; saúde do estudante.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucas Rossato, Universidade de São Paulo - USP. Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP).
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP. Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2013) e mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2017), com bolsa concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, do Grupo de Pesquisa Teoria Histórico-Cultural e Processos Psicossociais, da Universidade Federal de Catalão.
  • Patrícia Paiva Carvalho, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo - USP; Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba - Uniube (2005); Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Especialista em Psicologia Clínica na Abordagem Comportamental e Cognitiva (UFU); Especialista em Pedagogia: Expressão Ludocriativa (UNIUBE). Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade da EERP-USP, desenvolvendo ações em interface com a Psicologia da Saúde e Saúde Pública. Atua como psicóloga de referência da Clínica de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital de Clínicas da UFTM e como preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - Programa de Saúde do Adulto da UFTM.

  • Deise Coelho de Souza, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

    Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Bolsista de Pós-Graduação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Pós-Graduada em Psicologia Hospitalar pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e em Neuropsicologia pelo Instituto de Pós-graduação - IPOG (Ribeirão Preto). Possui formação em Terapia Cognitivo Comportamental pelo Instituto WP. Integrante do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP.

  • Tales Vilela Santeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Psicólogo pela Universidade de Franca (1998), Mestre em Psicologia Clínica (2000) e Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência (2005), pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professor Associado 2 do Departamento de Psicologia do Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM. Líder do Grupo de Pesquisa Clínica psicanalítica: brincar aprender pensar, parceria com Universidade Federal do Tocantins (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicanálise da UFTM e do DelARTES - Desenvolvimento humano: linguagens, arte e estética, da UnB (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Avaliador de cursos de graduação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (desde 2006). Revisor de periódicos de nível nacional e internacional. Membro do Grupo de Trabalho Psicologia, Estética e Arte, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação do psicólogo, Psicologia Clínica, psicoterapia psicanalítica, desenvolvimento humano, tecnologias de informação e de comunicação baseadas na internet, linguagem cinematográfica e universidade.

  • Fabio Scorsolini-Comin, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

    Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP e do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE-USP e da EERP-USP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). É Livre-Docente nas áreas de Psicologia da Saúde, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Educação pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP.

Publicado

2022-12-13

Número

Sección

Ciências Humanas

Cómo citar

Acolhimento de vivências universitárias de estudantes de Psicologia: relato de uma experiência com grupos operativos. Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 4, p. 1028–1042, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.1028-1042.2753. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/thema/article/view/2753. Acesso em: 27 jun. 2026.