Efeito de dois métodos de poda da videira ‘Grano D’Oro’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense

Autores/as

  • Eduarda Schmidt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil.
  • Douglas André Wurz Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil
  • Thalia Aparecida Silva Maciel Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil
  • Rabechlt Stange Almeida Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil
  • Alcemir Nabir Kowal Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil
  • Thuany Levandoski Jansen Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.141-150.3049

Palabras clave:

Vitis labrusca L., uvas de mesa, poda de frutificação, maturação tecnológica, índices produtivos

Resumen

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de dois métodos de poda seca nos índices produtivos e na qualidade da uva ‘Grano D’Oro’, cultivada na região do Planalto Norte Catarinense. O experimento foi conduzido durante os ciclos de produção 2018 e 2019, em vinhedo comercial da videira cultivar ‘Grano D’Oro’, situado em Canoinhas, Santa Catarina. Foram avaliados dois métodos de poda: poda curta, deixando-se esporões com duas gemas, e poda mista, deixando-se varas com quatro gemas e esporões contendo duas gemas para renovação no ano seguinte. Avaliou-se índices vegetativos, produtivos, arquitetura de cachos e maturação tecnológica. O sistema de poda influenciou nas características produtivas e qualitativas da videira ‘Grano ‘D’Oro’. A poda mista resultou em aumento no número de gemas.planta-1, aumento no número de cachos.planta-1 e massa de cacho e, como consequência, proporcionou incremento dos índices produtivos. Desta forma, a poda mista é recomendada para a videira ‘Grano D’Oro’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Eduarda Schmidt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil.

    Acadêmica do curso de Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Fui voluntária de projetos de pesquisa e extensão do IFSC, nas áreas da cultura do Lúpulo e de espécies florestais nativas da Mata Atlântica, como Erva-mate e Araucária, e estagiária da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, atuando na área de defesa sanitária vegetal. Atualmente faço parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Fruticultura e Vitivinicultura no Planalto Norte Catarinense do IFSC.

  • Douglas André Wurz, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil

    Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) - Câmpus Canoinhas e Coordenador de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do Campus Canoinhas IFSC. Engenheiro Agrônomo e Sommelier Internacional, com experiência na área de Fruticultura de Clima temperado, Viticultura, Enologia, Análise Sensorial de Vinhos, Enogastronomia e Serviço do Vinho. Mestre e Doutor em Produção Vegetal pelo CAV/UDESC; Especialista em Proteção de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialista em Manejo de Pomares de Macieira e Pereira (IFSC), e especialista em Agronegócio (Unicesumar). Atua no Curso de Agronomia, Especialização em Desenvolvimento Rural e Sustentável, Curso Técnico em Agroecologia e Curso de Qualificação Profissional na área de Viticultura, Enologia e Análise Sensorial de Vinhos e Espumantes.. Desempenhou Funções de Engenheiro Agrônomo, Gerente de Campo, Recepção de visitantes e degustações em Vinícola. Atuou também como professor de Viticultura, Fitossanidade e Administração e Economia Rural do Curso Técnico de Viticultura e Enologia, da Escola de Ensino Básico Manoel Cruz, em São Joaquim - Santa Catarina Possui qualificação WSET Level 1 Award in Wines (QCF), pela The Wine School & Spirit Education Trust Limited e é Sommelier Internacional pela FISAR/UCS.

  • Thalia Aparecida Silva Maciel, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil

    Tem experiência na área de Agronomia, cursando graduação na área. Formação de Técnica em Química.

  • Rabechlt Stange Almeida, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil

    Estudante de Agronomia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC. Atua como bolsista voluntária no grupo de Fruticultura do Campus Canoinhas - SC. Estagiária na empresa EngeNorte topografia e engenharia citada no município de Canoinhas. Formada em técnico em Agroecologia no Colégio estadual Duque de Caxias - ensino fundamental, médio e profissionalizante (2015).

  • Alcemir Nabir Kowal, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil

    Bacharelando em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (2019). Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011-2015). Possui experiência na áreas de Direito, Administração de Empresas, Marketing e Informática.

  • Thuany Levandoski Jansen, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Canoinhas/SC - Brasil

    Possui graduação em Tecnologia em Alimentos pelo Instituto Federal de Santa Catarina(2019), curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC(2016) e ensino-medio-segundo-graupela E.E.B Colombo Machado Salles(2015).

Publicado

2023-03-30

Número

Sección

Ciências Agrárias

Cómo citar

Efeito de dois métodos de poda da videira ‘Grano D’Oro’ cultivada na região do Planalto Norte Catarinense. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 1, p. 141–150, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.141-150.3049. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/thema/article/view/3049. Acesso em: 26 jun. 2026.