Satisfação com o curso de formação continuada na área de Educação Física desenvolvido pela ESEF/UFPel

Autores/as

  • Adilson Barbosa Cardozo Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas(ESEF/UFPel)
  • Ivan Bremm de Oliveira Programa de Pós- Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel) http://orcid.org/0000-0002-2601-8714 (no autenticado)
  • Mariângela da Rosa Afonso Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas Tutora PET/ESEF/UFPel

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.984-994.1310

Palabras clave:

Formação continuada, educação física, satisfação.

Resumen

O objetivo desse estudo foi investigar a satisfação e a contribuição do curso de Especialização em Educação Física Escolar da ESEF/UFPel para a prática pedagógica dos professores(as) da rede escolar pública e privada de Pelotas/RS. Trata-se de um estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo.  Participaram do estudo 8 professores(as) que foram acadêmicos(as) no curso edição 2017/2018. Como instrumento de coleta utilizou-se um questionário com escala Likert. Foram encontrados níveis elevados de satisfação nos tópicos referentes ao processo de ensino-aprendizagem, relação teoria e prática pedagógica, organização e infraestrutura do curso bem com nas relações pessoais. Nesses tópicos, encontrou-se baixos índices de insatisfação nos itens calendário de eventos, organização dos conteúdos e relação entre aulas teóricas e práticas. Sendo assim, concluímos que a partir da compreensão dos professores/acadêmicos que os mesmos percebem o curso de Especialização em Educação Física Escolar da ESEF/UFPEL como importante no processo de formação continuada e conseqüente qualificação de seu trabalho pedagógico.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Adilson Barbosa Cardozo, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas(ESEF/UFPel)

    Especialista em Educação Física Escolar (ESEF/UFPel)

    Graduado em licenciatura em Educação Física (ESEF/UFPel)

  • Ivan Bremm de Oliveira, Programa de Pós- Graduação em Educação Física (PPGEF/UFPel)

    Doutorando em Educação Física (PPGEF/UFPel)

    Mestre em Educação Física (PPGEF/UFPel)

    Especialista em Educação Física Escolar (ESEF/UFPel)

    Licenciado em Educação Física (ESEF/UFPel)

    Técnico Adminstrativo Educação (IFSul/Campus Pelotas)

  • Mariângela da Rosa Afonso, Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas Tutora PET/ESEF/UFPel
    Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior/mudanças/perspectivas, educação física, formação de professores, atividade física e escola. Discussões teóricas metodológicas de pesquisa qualitativas. Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Trabalhou de 2014 à 2017 coordenadora de área no PIBID, atualmente é Tutora do PET (Programa Educação Tutorial) da ESEF/UFPel.

Publicado

2020-01-14

Número

Sección

Ciências Humanas

Cómo citar

Satisfação com o curso de formação continuada na área de Educação Física desenvolvido pela ESEF/UFPel. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 984–994, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.984-994.1310. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/thema/article/view/1310. Acesso em: 27 jun. 2026.