Internacionalização em casa numa perspectiva do Sul Global
um estudo bibliométrico
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3560Palavras-chave:
educação, internacionalização, globalização, análise bibliométrica, sul globalResumo
Esta pesquisa se integra aos debates contemporâneos acerca da internacionalização da educação básica e superior e dos desafios diante das transformações decorrentes da globalização. O objetivo do estudo foi realizar uma análise bibliométrica das publicações científicas vinculadas à Web Of Science, SCOPUS e ScIELO sobre a temática internacionalização em casa (IC). Além disso, foram investigadas as lacunas, possibilidades e tendências das pesquisas sobre IC no contexto mundial e, paralelamente, foram estabelecidas aproximações com o contexto do Sul Global (SG). Para tanto, enquanto método, o estudo é de cunho qualitativo e se enquadra como bibliométrico e exploratório, mediante representação dos dados em forma de quadros, gráficos e mapas bibliométricos. Destacam-se os seguintes principais achados: 1) o expressivo aumento das publicações sobre IC; 2) a baixa representatividade de pesquisadores de países do SG e, por conseguinte, 3) a carência de publicações específicas orientadas ao contexto geopolítico do SG. Em suma, enquanto temática de estudo, a IC se mostra promissora, indicando um campo amplo para futuras pesquisas no contexto das especificidades dos países emergentes do SG.
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