Engenharia Didática no contexto da Transição Complexa do Cálculo: aspectos epistemológicos e metodológicos sobre a noção de integração de funções

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.47-64.322

Palavras-chave:

engenharia didática, transição complexa do cálculo, aspectos epistemológicos e metodológicos.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise epistemológica e implicações metodológicas teóricas com o assunto envolvendo a noção de integração de funções na variável complexa. Assim, diante do seu caráter reconhecidamente abstrato, apresenta alguns elementos clássicos constituintes de uma Engenharia Didática – ED. Isso posto, o trabalho discute ainda fatores que atuaram no sentido da consubstanciação de uma esfera de práticas investigativas no âmbito da Didática da Matemática - DM, com interesse declarado pelo ensino/aprendizagem e, como aplicação, aborda o caso da integral de Fresnel, com arrimo na Teoria das Situações Didáticas – TSD. De acordo com as características da ED, temos a possibilidade de buscar o acréscimo de conhecimentos didático-metodológicos sobre a noção de integração, tendo como cenário a Transição Complexa do Cálculo – TCC. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Estado do Ceará

licenciado, bacharel em matematica, mestre em educaçao com enfase no ensino, mestre em matematica, doutorando em educação com enfase no ensino.

Downloads

Publicado

2016-07-20

Como Citar

ALVES, F. R. V. Engenharia Didática no contexto da Transição Complexa do Cálculo: aspectos epistemológicos e metodológicos sobre a noção de integração de funções. Revista Thema, Pelotas, v. 13, n. 1, p. 47–64, 2016. DOI: 10.15536/thema.13.2016.47-64.322. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/322. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>