A Politecnia nos Discursos Coletivos dos Professores do Ensino Médio Politécnico
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.184-198.730Keywords:
Ensino Médio Politécnico, Cultura de Formação Docente, Movimento entre Culturas, Discurso do Sujeito ColetivoAbstract
Este trabalho discute a compreensão de politecnia no discurso coletivo de um grupo de 52 professores do 1º ano de 13 escolas do Ensino Médio Politécnico, de um município do Estado Rio Grande do Sul. No segundo semestre de 2016 e primeiro de 2017, foi realizada uma entrevista com um professor de cada área do conhecimento. O material discursivo foi analisado com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. No discurso sobre a compreensão de politecnia, os professores apresentam questionamentos que evidenciam uma não apropriação desse conceito, delegando à equipe diretiva a responsabilidade por explicar o mesmo. Associam a politecnia ao ensino de diversas técnicas que preparam para o mercado de trabalho ou a integração das áreas do conhecimento. O estudo aponta que as diferentes propostas de reestruturação curriculares implementadas, como a do Ensino Médio Politécnico (2012) e a Base Nacional Comum Curricular (2017) são capazes de gerar confusão entre culturas por trazerem à tona questionamentos sobre as ideias, tecnologias e organização social da escola e potencializar o surgimento de outras culturas de formação docente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.