Establishing the concept of integrality in health during interprofessional education

Authors

  • Etienne Alessandra Hafemann Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Deisi Maria Vargas Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Antônio Regis Jesus de Carvalho Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Luciane Coutinho de Azevedo Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Michelle Rivail da Silva Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Luana Raimundo Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Marcia de Freitas Oliveira Universidade Regional de Blumenau (FURB)

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3470

Keywords:

Integrality in the health care system, interprofessional education, collective health Universities, university education

Abstract

The integration of a healthcare team requires professional training that provides tools to stimulate interprofessional practice. Building the ability to work as a team is necessary for the effectiveness of comprehensive healthcare and for sharing knowledge and insights from different areas regarding the healthcare needs of users. The objective of this work is to present and discuss the results achieved during the reflective methodological process of interprofessional learning that occurred in the development of this mandatory course, “Health-Disease Process and Comprehensive Care”, in the professional master's program in Collective Health. The course was planned to follow the methodological strategy of the Maguerez Arch, with observation of reality guided by the question: “What do you understand by comprehensive healthcare?” Mind maps were created before and after the theoretical stage, whose presentations and discussions were analyzed using Bardin's content analysis method. The identified categories were comprehensiveness as a holistic view of the human being, comprehensiveness as public policy, comprehensiveness as individualized care, and humanization as an essential point of comprehensiveness. After theoretical reflection and, based on it, a different perspective on practice, more operational and objective categories were incorporated: professional training, environment, health education, and interprofessional practice.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Etienne Alessandra Hafemann, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Psicóloga formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com especializações em Psicologia Social e Psicopedagogia e Mestre em Saúde Coletiva. Foi bolsista no projeto de extensão PROPET - Saúde Redes de Atenção em Saúde de Blumenau, focado na integração entre ensino e serviço na saúde do envelhecimento saudável. Com ampla experiência clínica em todas as faixas etárias, atua na aplicação de testes psicológicos e psicopedagógicos para elaboração de laudos. Desenvolve projetos sociais e assistenciais envolvendo grupos de crianças e adolescentes. Professora conteudista, contribui para a produção de materiais de educação a distância. Integra o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Saúde (GIPS) da FURB, vinculado ao CNPq, com foco em psicologia social, envelhecimento saudável e terapias integrativas.

Deisi Maria Vargas, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduada em Medicina. Professora titular de Pediatria com área de atuação em Endocrinologia pediátrica da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua no ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão e assistência. Em 2006 especializou-se em Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior na Área da Saúde pela FioCruz e em 2018 em Nutrologia Funcional pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Os temas de maior interesse acadêmico são: densitometria clínica, obesidade infantil, diabetes tipo 1, adolescência e integralidade em saúde.

Antônio Regis Jesus de Carvalho, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1992). Atualmente é médico psiquiatra do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de psiquiatria, com ênfase em psicoterapia de orientação analítica.

Luciane Coutinho de Azevedo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestrado e doutorado em Neurociências pela UFSC. Atualmente é professor titular do Programa de Pós Graduação Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e professora titular do curso de Nutrição da FURB e Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Tem experiência na área de Nutrição Clínica e Saúde Coletiva, com ênfase em estudos clínicos e epidemiológicos em pessoas com condição crônica. Atua principalmente nos seguintes temas: adolescentes, crianças, condição crônica, estado nutricional e nutrição e nutrição.

Michelle Rivail da Silva, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Fisioterapia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004).

Luana Raimundo, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Enfermeira Especialista em Enfermagem em Nefrologia. Técnica pelo setor de atendimento de pacientes renais agudos na Associação Renal Vida, prestando serviço aos hospitais Santa Isabel e Santa Catarina. Mestranda em Saúde Coletiva pela FURB. MBA em andamento de Gestão da Saúde com Ênfase em administração hospitalar pela Estácio de Sá.

Marcia de Freitas Oliveira, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Possui graduação em enfermagem pela Universidade Gama Filho (1994). Atualmente é professora de enfermagem do CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL BEZERRA DE ARAÚJO, enfermeira de hemodiálise do HOSPITAL EVANGÉLICO e professora de instrumentação cirúrgica - Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Published

2025-10-06

How to Cite

HAFEMANN, E. A. .; VARGAS, D. M.; JESUS DE CARVALHO, A. R.; COUTINHO DE AZEVEDO, L. .; RIVAIL DA SILVA, M.; RAIMUNDO, L.; DE FREITAS OLIVEIRA, M. Establishing the concept of integrality in health during interprofessional education. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–14, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3470. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3470. Acesso em: 7 dec. 2025.

Issue

Section

Ciências da Saúde

Most read articles by the same author(s)