Educação no Brasil : avanços e retrocessos

Authors

  • Fernanda Barros Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.40-55.296

Keywords:

educação, Brasil, déficit, constituição, econômico.

Abstract

Este artigo visa estabelecer uma revisão de literatura quanto à educação no Brasil a partir das Cartas Constitucionais de 1934 até 1988. Nesses meandros, em sua primeira parte apresenta considerações sobre as transformações desencadeadas no campo educacional, no que tange à obrigatoriedade do ensino, gratuidade e destinação dos recursos para educação. Na segunda parte, retoma a discussão quanto à divisão da destinação dos fundos educacionais. Por último, reflete sobre a importância de investimentos na educação infantil. Doutra forma, analisa a convergência entre a formação do capital humano, a partir da educação, e a perspectiva do crescimento econômico do país com a redução das disparidades sócio-econômicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernanda Barros Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciência Política (Universidade Federal Fluminense)

Professora do Núcleo em Direitos Humanos e Políticas Públicas NEPP-DH

Published

2016-04-12

How to Cite

SANTOS, F. B. Educação no Brasil : avanços e retrocessos. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 2, p. 40–55, 2016. DOI: 10.15536/thema.12.2015.40-55.296. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/296. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas