Iniciativas de pesquisa e intervenção na educação do campo: o seminário integrado na E.E.E.M. Antônio Conselheiro

Autores

  • Cleide de Fátima Luncks de Almeida Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Conselheiro
  • Marco Aurélio Torres Rodrigues UERGS
  • Cassiane da Costa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.151-168.453

Palavras-chave:

Escola do campo, Seminário Integrado, Ensino médio politécnico, Realidade.

Resumo

Neste artigo, tratamos da experiência de implantação do ensino médio politécnico em uma Escola do Campo, E. E. E. M. Antônio Conselheiro, situada no Assentamento Bom Será, em Santana do Livramento/RS. Buscamos compreender se o instrumento Seminário Integrado, componente curricular do Ensino Médio Politécnico, pode se tornar um espaço de pesquisa e intervenção na realidade da educação do campo. Para tanto, utilizou-se o Método Estudo de Caso. Foram realizadas entrevistas com 21 educandos do curso, uma educadora e a diretora da escola. Além disto, foi utilizada a técnica da observação e anotação em diário de campo. Percebemos que, na escola estudada, há iniciativas para construir um desenho curricular que fomente a autonomia e a auto-organização dos educandos para participar da gestão escolar e das atividades sociais comunitárias e, atuar na realidade. Neste contexto, o componente Seminário Integrado vai além de integrar os conhecimentos escolares, pois possibilita um espaço de estudo, discussão e intervenção sobre questões da realidade local, seja da memória e pertença as comunidades, seja das questões de modelo de produção agrícola, ou mesmo da convivência e auto-organização dos educandos diante da situação da escola. Este componente, portanto, estava constituindo-se como espaço com potencial para legitimar ações de pesquisa e intervenção na realidade no ensino médio da escola do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleide de Fátima Luncks de Almeida, Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Conselheiro

Professora do Ensino Médio.

Marco Aurélio Torres Rodrigues, UERGS

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2001); Pós-Graduação em Matemática e Linguagem pela Universidade Federal de Pelotas (2006); Mestrado em Ensino de Física pela FURG(2015).Trabalha na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS - Santana do Livramento RS, ministrando cadeiras de Ciências Exatas, nos Cursos: Bacharelado em Agronomia, Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial e Pedagogia. Trabalhou durante 18 anos como Professor nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) ministrando todas as disciplinas e trabalhou aproximadamente 10 anos como Professor no Ensino Médio ministrando a disciplina de Física nos três anos. Participa desde 2014 do grupo de pesquisa Agronomia e Território do Pampa. Atualmente cursa uma Pós-Graduação em Educação do Campo e Ensino de Ciências desenvolvendo pesquisas na área de Ensino de Física voltado as demandas da Educação do Campo.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

LUNCKS DE ALMEIDA, C. de F.; RODRIGUES, M. A. T.; DA COSTA, C. Iniciativas de pesquisa e intervenção na educação do campo: o seminário integrado na E.E.E.M. Antônio Conselheiro. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 151–168, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.151-168.453. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/453. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas