Educação Integral no âmbito do Ensino Médio Integrado

potencialidades do Ensino Vocacional

Autores

  • Bruna Larissa Cecco Instituto Federal Farroupilha - IFFar
  • Chanauana de Azevedo Canci Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Jaqueline Moll Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3974

Palavras-chave:

Educação Integral, Ensino Médio Integrado, Ensino Vocacional, Institutos Federais, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo reflete sobre o Ensino Médio Integrado (EMI) à educação profissional, explorando sua relação com a concepção de educação integral nos Institutos Federais (IF). O estudo, qualitativo, descritivo-exploratório e de natureza bibliográfica, traça um histórico do EMI e da educação profissional, bem como a educação integral, destacando concepções de Moll (2014) e Ramos (2008), assim como características do Ensino Vocacional dos anos 1960. Desafios e conquistas do EMI nos IF são discutidos, comparando-se com os enfrentados pelos Ginásios Vocacionais. No decorrer do texto, enfatiza-se a importância de uma formação humana que considere as diversas dimensões do sujeito, numa visão de desenvolvimento integral, que possibilite transcender a dualidade do Ensino Médio no sistema brasileiro.

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Biografia do Autor

Bruna Larissa Cecco, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Doutora em Educação pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Frederico Westphalen. Possui licenciatura em Matemática (2012), mestrado em Educação (2016) e especialização em Matemática Financeira (2014), ambas pela pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). É professora EBTT com dedicação exclusiva do Instituto Federal Farroupilha (IFFar-FW) na área de Educação Matemática.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3616-8898  Lattes: http://lattes.cnpq.br/7687091923001627

Chanauana de Azevedo Canci, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Educação (2025) e Mestra em Educação (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), ambos com bolsa CAPES. Graduada em Direito (2016) pela URI e em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas (2015) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integra o Grupo de Pesquisa de Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces (CNPq/UFRGS). Participa da Cátedra UNESCO UniTwin - A Cidade que Educa e Transforma. Desenvolve pesquisa nas áreas de direito à educação e políticas públicas educacionais. É Advogada (OAB/RS 120.203) e Relações Públicas (CONRERP/4 3.649, licenciada).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1117-5837   Lattes: https://orcid.org/0000-0003-1117-5837

Jaqueline Moll, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

É professora titular da Faculdade de Educação e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). Cursou Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS); Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo realizado parte dos estudos na Universidade de Barcelona, e Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Foi Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (2014-2018).
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5465-178X    Lattes: http://lattes.cnpq.br/5636898381563825

 

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Publicado

2025-10-27

Como Citar

CECCO, B. L.; CANCI, C. de A. .; MOLL, J. Educação Integral no âmbito do Ensino Médio Integrado: potencialidades do Ensino Vocacional. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–19, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3974. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3974. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas