Educação Integral no âmbito do Ensino Médio Integrado
potencialidades do Ensino Vocacional
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3974Palavras-chave:
Educação Integral, Ensino Médio Integrado, Ensino Vocacional, Institutos Federais, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo reflete sobre o Ensino Médio Integrado (EMI) à educação profissional, explorando sua relação com a concepção de educação integral nos Institutos Federais (IF). O estudo, qualitativo, descritivo-exploratório e de natureza bibliográfica, traça um histórico do EMI e da educação profissional, bem como a educação integral, destacando concepções de Moll (2014) e Ramos (2008), assim como características do Ensino Vocacional dos anos 1960. Desafios e conquistas do EMI nos IF são discutidos, comparando-se com os enfrentados pelos Ginásios Vocacionais. No decorrer do texto, enfatiza-se a importância de uma formação humana que considere as diversas dimensões do sujeito, numa visão de desenvolvimento integral, que possibilite transcender a dualidade do Ensino Médio no sistema brasileiro.
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