Concepções e fazeres de professores da Educação Profissional e Tecnológica

o contexto da Prática Profissional Integrada

Autores

  • Evelize Dorneles Minuzzi Instituto Federal Farroupilha - IFFar
  • Renato Xavier Coutinho Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3506

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Práticas Pedagógicas Integradoras, Prática Profissional Integrada, Institutos Federais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da investigação que levantou as concepções de professores apresentar as concepções dos professores sobre a Prática Profissional Integrada - PPI, a qual está presente na organização didático-pedagógica de todos os cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha – IFFar. Quanto ao delineamento metodológico, este estudo assenta-se nos domínios da abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo e caracterizado, quanto ao procedimento, como uma pesquisa de campo, pois fez-se o uso de entrevista semiestruturada, aplicada a um grupo de professores, cujos dados foram analisados a partir de Bardin. Os resultados mostram uma superficialidade diante do conceito da PPI e uma dissociação desse com a materialização do currículo integrado, apesar dos avanços, ainda existe a forte interferência da organização didático-pedagógica desintegrada e da disciplinaridade. Por isso, torna-se fundamental investir na legitimação e no fortalecimento dos seus elementos essenciais e, ao mesmo tempo, institucionalizá-los como pistas epistemológicas e metodológicas para se abrir a oportunidade exitosa e o movimento de materialização do currículo integrado por meio da PPI.

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Biografia do Autor

Evelize Dorneles Minuzzi, Instituto Federal Farroupilha - IFFar

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM, ano de 2022. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica (IFFar-SVS). Professora efetiva do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1003865142154400 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5738-9438

 

Renato Xavier Coutinho, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM, ano de 2013. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino e Educação Profissional e Tecnológica (IFFar-SVS). Atualmente é professor de Educação Física do Colégio Politécnico da UFSM.  http://lattes.cnpq.br/4542170364363130 ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6602-2120

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Publicado

2025-10-20

Como Citar

DORNELES MINUZZI, E.; XAVIER COUTINHO, R. Concepções e fazeres de professores da Educação Profissional e Tecnológica: o contexto da Prática Profissional Integrada . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–21, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3506. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3506. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas