Concepções e fazeres de professores da Educação Profissional e Tecnológica
o contexto da Prática Profissional Integrada
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3506Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Currículo Integrado, Práticas Pedagógicas Integradoras, Prática Profissional Integrada, Institutos FederaisResumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados da investigação que levantou as concepções de professores apresentar as concepções dos professores sobre a Prática Profissional Integrada - PPI, a qual está presente na organização didático-pedagógica de todos os cursos técnicos integrados do Instituto Federal Farroupilha – IFFar. Quanto ao delineamento metodológico, este estudo assenta-se nos domínios da abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e descritivo e caracterizado, quanto ao procedimento, como uma pesquisa de campo, pois fez-se o uso de entrevista semiestruturada, aplicada a um grupo de professores, cujos dados foram analisados a partir de Bardin. Os resultados mostram uma superficialidade diante do conceito da PPI e uma dissociação desse com a materialização do currículo integrado, apesar dos avanços, ainda existe a forte interferência da organização didático-pedagógica desintegrada e da disciplinaridade. Por isso, torna-se fundamental investir na legitimação e no fortalecimento dos seus elementos essenciais e, ao mesmo tempo, institucionalizá-los como pistas epistemológicas e metodológicas para se abrir a oportunidade exitosa e o movimento de materialização do currículo integrado por meio da PPI.
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