A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências

Autores

  • Jacinta Lourdes Weber Bourscheid Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndese Campus Visconde da Graça

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.24-36.183

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Sustentabilidade, CTS, CTSA, Ensino de Ciências.

Resumo

A sociedade contemporânea sofre uma grande influência das tecnologias o que nos faz refletir sobre as necessidades educacionais atuais e a ação que exerce sobre/no Ensino de Ciências. Na análise inicial, a década de cinquenta, com a origem da Educação Ambiental e a relação do homem com o ambiente natural, qualidade de vida e sustentabilidade. O tema CTS e CTSA surge como possibilidade de diálogo para a questão ambiental, tecnológica, econômica e sociocultural, para articular nos sistemas educacionais, os conteúdos científicos com o contexto social, desenvolvendo a atitude crítica frente à sociedade, mostrando a ciência e a tecnologia como atividades humanas de relevância social, que permeia a cultura e está presente no cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacinta Lourdes Weber Bourscheid, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndese Campus Visconde da Graça

Downloads

Publicado

2014-07-09

Como Citar

BOURSCHEID, J. L. W. A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 24–36, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.24-36.183. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/183. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas