
�08 (0�) | 20�� | Revista Thema  

RESUMO: O artigo analisará a cobertura do jornal Diário de Notícias, 
de Porto Alegre, sobre as tentativas da oposição de impugnar o processo 
eleitoral que elegeu Juscelino Kubitschek como presidente da república 
em �955. Através da análise dessa cobertura, procura-se demonstrar 
como o jornal tomou uma posição e procurou defendê-la perante seus 
leitores.

PALAVRAS-CHAVE: Eleições de �955; Juscelino Kubitschek; 
imprensa; Diário de Notícias.

ABSTRACT: This article will analyze the coverage of Diário de Notícias, 
a newspaper from Porto Alegre, on the attempts of opposition groups 
to impugn the election process which elected Juscelino Kubitschek 
as President in �955. Through the analysis of this coverage, sought to 
demonstrate how the Diário de Notícias took a stand and tried to defend 
it before his readers. 

KEY-WORDS: �955 elections; Juscelino Kubitschek; press; Diário de 
Notícias.

A defesa da posse de Juscelino Kubitschek nas 
páginas do Diário de Notícias

Marcos Vinícios Luft*

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrando do 
Programa de Pós-Graduação em História / UFRGS

*



2 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

Em 3 de outubro de �955, ocorreram as eleições para presidente e vice-
presidente dos Estados Unidos do Brasil. Concorreram quatro candidatos ao 
cargo de mandatário máximo do país: Juscelino Kubitschek (numa aliança 
entre Partido Social Democrático - PSD - e Partido Trabalhista Brasileiro - 
PTB), Juarez Távora (União Democrática Nacional - UDN), Adhemar de Barros 
(Partido Social Progressista - PSP) e Plínio Salgado (Partido Republicano 
Progressista - PRP).

Com o desenrolar dos dias, o resultado de vitória foi se encaminhando para 
os candidatos Juscelino Kubitschek e João Goulart, candidato à vice-presidente. 
Contudo, o processo eleitoral não havia terminado. A oposição tentaria de todas 
as maneiras possíveis, legais ou até mesmo ilegais, impugnar as eleições. 

Nas palavras de Jorge Ferreira, estava ocorrendo uma crise da república, na 
qual dois projetos para o país estavam se enfrentando: o nacional-estatista, 
representado, sobretudo, pelo PTB, buscando fortalecer um capitalismo nacional, 
contrapondo-se ao avanço dos interesses econômicos estadunidenses através 
de uma industrialização baseada em bens de capital e com intervenção estatal 
em setores estratégicos; e o liberal-conservador, representado, sobretudo, pela 
UDN, moralista, elitista, antigetulista e anticomunista, defendendo a abertura 
do país ao capital estrangeiro e negando a intervenção estatal (FERREIRA, 
2004, p.303-304). 

Estava começando o conflito entre os dois projetos, que chegaria ao seu 
ápice com o “contra golpe” militar de �� de novembro de �955, o qual depôs 
o presidente interino Carlos Luz e empossou o presidente do Senado, Nereu 
Ramos, como chefe máximo da nação, garantindo a Juscelino Kubitschek o 
direito a tomar posse. 

O presente texto analisará como o jornal Diário de Notícias cobriu as 
tentativas da oposição de impugnar o processo eleitoral, tomando uma posição 
e procurando defendê-la perante seus leitores.

A imprensa e o Diário de Notícias

Para se trabalhar com a imprensa como fonte, temos que, primeiramente 
considerá-la não como um “espelho da realidade”. A imprensa não é neutra, que 
apenas colhe e retransmite as informações do dia-a-dia a seus leitores; ela está 
atuando nos processos políticos e sociais de sua época. Nas palavras de Maria 
Helena Capelato e Maria Lígia Prado, a imprensa é um 

                    

            
O jornal tenta modelar as consciências das pessoas conforme seus interesses e 

valores, indicando uma direção ao comportamento do público leitor. Para Gerson 
Fraga, os jornais se constituem em instrumentos ideológicos de manutenção 
das estruturas sociais vigentes, o que se acentua a partir do momento em que 

instrumento de manipulação de interesses e de intervenção na vida social; 
nega-se, pois, aqui, aquelas perspectivas que a tomam como mero ‘veículo 
de informações’, transmissor imparcial e neutro dos acontecimentos, nível 
isolado da realidade político-social na qual se insere (CAPELATO; PRADO, 
�980, p.XIX).



308 (0�) | 20�� | Revista Thema  

se constituem como grandes empresas, como é o caso da fonte analisada, o 
Diário de Notícias. Como grandes empresas, os jornais tornam-se instrumentos 
de divulgação e propagação dos ideais da classe dominante, tornando-se um 
local de poder e um instrumento de manutenção da ordem socioeconômica 
(FRAGA, 2004, p.24-28).

Disseminando valores na sociedade, os grandes jornais constituem-se como 
“veículos formadores de opinião pública”, sob o manto da imparcialidade 
e da neutralidade política, operando a construção de emoções sociais, como 
o medo, a necessidade, o patriotismo, entre outros. Para tanto, vale-se de 
diversos recursos, como conceitos de caráter valorativo e binário (bem x mal; 
civilização x barbárie, por exemplo), diagramação e recursos gráficos, no que 
Fraga denomina de instrumento pedagógico (FRAGA, 2004, p.28-32).

Devemos recordar, porém, que além de serem instrumentos ideológicos 
e pedagógicos de manutenção das estruturas sociais, as grandes empresas 
jornalísticas são regidas pela lógica do lucro. Por isso, defendem os interesses 
de grupos econômicos que anunciam em seus jornais, mesmo que de forma 
não programada. Esses grupos garantem a circulação dos periódicos a baixos 
custos para o leitor e os recursos necessários para a modernização dos parques 
gráficos das empresas. Para compensar os recursos obtidos para a sobrevivência 
do órgão, há a defesa dos interesses dessas empresas.

Feitas algumas considerações sobre o trato com a fonte jornalística, passamos 
a um breve histórico da fonte a ser analisada. Escolhemos o Diário de Notícias 
como fonte por ser um jornal que não mereceu grande atenção por parte dos 
historiadores� , mesmo concorrendo em tiragem, até o início da década de �960, 
com o Correio do Povo, que mereceu muito mais destaque na literatura.  

O jornal Diário de Notícias tem uma história bastante peculiar comparado a 
outros no Rio Grande do Sul. Fundado em 1925, entra em crise financeira nos 
anos seguintes. Em �930, às vésperas do movimento que leva Getúlio Vargas à 
presidência, é comprado, com dinheiro da Aliança Liberal (chapa encabeçada 
por Vargas), por Assis Chateaubriand. Este estava começando a montar seu 
império nas comunicações, que seria posteriormente denominado Diários 
Associados. O Diário de Notícias foi o primeiro jornal do Rio Grande do Sul a se 
integrar a uma rede nacional de comunicações. 

Mesmo sendo comprado com dinheiro da Aliança Liberal, logo o jornal 
passa a entrar em conflito com Getúlio. Defende o levante paulista de 1932 e é 
fechado por quase seis meses. A partir daí, o Diário de Notícias passa a ter uma 
relação de conivência com o presidente, especialmente durante o Estado Novo. 
Porém, quando da redemocratização de �945, a exemplo de toda a rede de que 
fazia parte e da maior parte da imprensa brasileira, o jornal passa a fazer uma 
pesada campanha antivarguista. Essa campanha passa por diversos momentos, 
como a eleições de �950, que levam Getúlio de volta ao poder, e a campanha “O 
Petróleo é Nosso”2.  

Juarez Bahia dá uma pista para essa raiva da rede Associada pelas posições 
de seu proprietário: “Os editoriais de Chateaubriand estão na linha do notório 
conservadorismo, respingado de liberalismo, intransigente, no entanto, às 
tendências esquerdizantes” (BAHIA, �972, p.74). Outras características da 
rede, que refletiam no jornal, seriam a defesa do liberalismo político, da livre 
iniciativa e do antinacionalismo, com o impulso ao desenvolvimento via capital 
estrangeiro (CARNEIRO, �999, p.�0�-�05). Chateaubriand não estava em



4 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

sintonia com Getúlio, principalmente no tocante ao nacionalismo. 
A situação se acentua às vésperas do suicídio do Pai dos Pobres. Após 

o atentado contra Carlos Lacerda, em 5 de agosto de �954, o jornal chega a 
publicar trechos do jornal Tribuna da Imprensa, de propriedade de Lacerda, 
pedindo a saída de Getúlio. Esses trechos eram complementados com pesados 
editoriais (STEFFENS, �998, capítulo 3). Porém, a campanha antivarguista traz 
consequências desastrosas para o jornal. Após o suicídio de Getúlio Vargas, em 
24 de agosto de �954, a população porto-alegrense simpatizante ao falecido 
presidente, revoltada, ataca diversos estabelecimentos que eram identificados 
com o capital estadunidense. Entre esses estabelecimentos, estavam a Rádio 
Farroupilha e o Diário de Notícias, ambas dos Diários Associados. Foram 
completamente incendiados e depredados pela população em fúria.

O saldo desse acontecimento foi que o jornal ficou seis meses sem circular; 
apenas voltou à circulação em março de �955. Para tentar acalmar os ânimos, o 
Diário de Notícias procurou uma linha mais conservadora, não se posicionando 
tão claramente frente aos acontecimentos (RUDIGER, �993, p.73; GRANDI, 
1999, p.85). E, para não se definir como representante de uma corrente política, 
o jornal acaba com três diretores: o lendário Ernesto Corrêa, que, conta-se, era 
simpatizante de Getúlio Vargas, apesar de não ser filiado a nenhum partido 
político; Say Marques, vereador em Porto Alegre pelo Partido Libertador; e 
João Calmon, filiado ao PSD, enviado especialmente por Assis Chateaubriand 
para reestruturar o jornal. Apesar disso, como vamos ver, o Diário de Notícias 
continua se posicionando politicamente, em virtude dos compromissos de seu 
proprietário.

Assis Chateaubriand e a campanha de Juscelino

É notório, na bibliografia, o envolvimento do proprietário dos Diários 
Associados com a campanha de Juscelino Kubitschek. Primeiramente, eram 
companheiros de partido. Chateaubriand, inclusive, era senador pelo PSD, o 
que, pelo menos teoricamente, o obrigava a seguir as diretrizes do partido. E 
o magnata da imprensa estava realmente envolvido com a campanha: desde 
�953, dois anos antes das eleições, já estava em tratativas com membros do PSD 
para consolidar o nome de Juscelino como candidato do partido à presidência.

Um fato “sobrenatural” é muito mencionado. No dia �8 de junho de �953, 
após se atrasar para uma dessas tratativas, no Recife, Chateaubriand perdeu 
um voo para São Paulo. O avião caiu, provocando muitas mortes. Acreditando 
que fora salvo pela figura do então governador mineiro, Chateaubriand escreve 
no seu artigo do dia seguinte: “O governador Juscelino salvou-me a vida. Tenho 
a obrigação, a partir desta data, de tê-lo eternamente como meu amo e senhor” 
(MORAIS, �995, p.547-549).

No entanto, para apoiar um candidato numa eleição, não se considera apenas 
um fator sobrenatural ou de acaso, como no episódio acima citado. Havia 
interesses que deveriam ser considerados para que os Associados apoiassem a 
candidatura Juscelino.

Em primeiro lugar, Chateaubriand perdeu as eleições para o Senado em 
�954, na Paraíba, seu estado de origem. Querendo a todo custo voltar ao 



508 (0�) | 20�� | Revista Thema  

parlamento, faz uma chantagem a Tancredo Neves, chefe de campanha de 
Juscelino: ou conseguia a cadeira no Senado ou a rede não se comprometeria 
com a campanha. Sabendo-se do poder que os jornais da rede tinham, encontrou-
se uma solução: Chateaubriand candidatou-se pelo Maranhão, estado que mal 
conhecia, forçando a renúncia de um senador e de seu suplente. Dessa forma, 
consegue a convocação de novas eleições, nas quais vence e é defendido por 
Juscelino. Agora, Chatô teria uma “dívida de gratidão” com o seu partido e teria 
que apoiar a candidatura JK.

Por outro lado, a campanha do ex-governador mineiro também era uma 
excelente fonte de recursos financeiros para o grupo jornalístico. Afinal, mesmo 
que Chateaubriand tivesse uma “dívida de gratidão” com Juscelino, os Diários 
Associados eram, acima de tudo, regidos pela lógica do lucro. Não se recusava 
anúncio de nenhum concorrente a cargos públicos, mas era dada preferência 
aos anúncios da chapa encabeçada pelo PSD. Ao final da campanha, de 
anúncios e cobertura privilegiada, a chapa devia U$ �,3 milhão, o que equivalia 
a aproximadamente �00 milhões de cruzeiros da época (MORAIS, �995, p.573). 
Então, além de ser importante para o proprietário do jornal, por defender um 
governo do partido ao qual estava filiado, também era uma excelente forma de 
obter dinheiro.

Na questão econômica, é importante salientar que outros jornais também 
apoiavam Juscelino, como o Correio da Manhã. Mas o jornal que talvez estivesse 
mais próximo de JK era, sem dúvida, o Última Hora. O futuro presidente, 
quando governador de Minas Gerais, intermediou o empréstimo que viabilizou 
o surgimento do jornal; e ele próprio, juntamente com amigos, liquidou os 
débitos da editora responsável pelo jornal (WAINER, �988, p.�30; p.2��-2�7). 
A participação na campanha de Juscelino, aqui, pode ser vista também como 
um componente de acesso ao poder (não que Chateaubriand não o tivesse, 
mas sempre queria mais), o qual permitira a obtenção de recursos financeiros, 
sobretudo do Banco do Brasil. O apoio ao futuro presidente garantia recursos 
fundamentais a uma cadeia jornalística que sempre estava em dificuldades 
financeiras. O proprietário dos Associados não queria ser preterido e ver seus 
concorrentes com acesso a recursos que a ele poderiam ser negados. 

Além disso, quando os oposicionistas começaram a pressionar pela 
impugnação das eleições, Chateaubriand faz um acordo com Juscelino: a 
rede Associada, incluindo o Diário de Notícias, refutaria as teses da oposição; 
em troca, JK daria a Chateaubriand a embaixada do Brasil na Grã-Bretanha 
(MORAIS, �995, p.575).

Como o Diário de Notícias se posiciona frente aos 
ataques a Juscelino

Após fazer uma passagem pelas relações dos Diários Associados, cadeia 
jornalística na qual estava o Diário de Notícias, com a candidatura de Juscelino 
Kubitschek, pode-se vislumbrar o posicionamento do jornal frente às tentativas 
da oposição de impugnar as eleições. Pôde-se ver que os Associados tinham 
uma intrínseca relação com a candidatura Juscelino, a ponto de defendê-la dos 
ataques. Mas, como isso se refletia no texto do jornal, que chegava até as mãos 
dos leitores?



6 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

Logo no dia 2 de outubro, na capa, mesmo sem saber quem seria o vencedor, 
o jornal já proclama que os vencedores devem ser empossados.

                  

                   
Aqui, o jornal faz uma defesa da democracia e da eleição frente aos ataques 

de certas pessoas, sobretudo de Carlos Lacerda. Ele, antes do processo eleitoral, 
pregou a suspensão das eleições e a declaração de um estado de exceção. Porém, 
seu pedido não foi levado adiante. A posição do jornal é, a princípio, apenas 
defender a posse de quem quer que fosse eleito, independente do partido. 

Essa posição será complementada com uma entrevista com o presidente 
Café Filho, na capa da edição do dia 5. O título da matéria é Não admito a 
possibilidade de ser negada a posse a qualquer dos candidatos 
eleitos. O jornal, nesse momento, utilizou a ferramenta do “líder de opinião”, 
uma pessoa que, com conhecimento sobre um determinado assunto, pode 
influenciar a sociedade com a sua fala (NOGUEIRA, 2004, p.74-75). E nesse 
caso, ninguém melhor do que o presidente da República para falar sobre a 
política nacional. Na entrevista, contudo, não há nenhuma expressão que 
remeta à frase da capa do jornal, nem nenhuma pergunta que se refira ao pleito 
de 3 de outubro. 

Para complementar essa ideia, já com a vitória de Kubitschek no horizonte, 
o editorial do dia �4 de outubro realça, sob o título Respeito à vontade do 
povo:

                  
             

Portanto, através do seu editorial, o jornal declara que é a favor da posse dos 
eleitos, agora já sabendo que são Juscelino e Jango. A partir daí, passa a refutar 
com veemência as duas principais teses da oposição: a da votação comunista e 
a da maioria absoluta.

Sobre a votação dos comunistas, a refutação da tese se dará geralmente na 
coluna Panorama Político, de Murilo Marroquim5.  Logo no dia �2 de outubro, 
quando se iniciavam as articulações para o encaminhamento das teses à justiça, 
ele questiona:

O que há a proclamar, entretanto, é que o pronunciamento das urnas, 
qualquer que seja ele, deverá ser respeitado. Que a maior escolha. O que ela 
disser representará o pronunciamento soberano da nação. Que se recolham 
as baionetas e fiquem embainhadas as espadas. As urnas falaram [sic].3

[...] É natural que tenham voltado à posição anterior [as forças golpistas], 
isto é, ao desejo de que as forças armadas do país intervenham a fim de 
burlar a vontade do povo, livremente manifesta no pleito de 3 do corrente. 
É claro que esse pensamento negativista e contrario aos interesses do país 
não encontrará eco no espírito daqueles que só tem uma preocupação que é 
a de salvaguardar as instituições. [...]

Já agora, os srs. Juscelino Kubitschek e João Goulart estão sagrados por 
um incontestável direito e esse direito lhes foi conferido pelo povo, numa 
eleição que se notabilizou pelo espírito de ordem com que transcorreu [...]
O Brasil manifestou nas urnas o desejo de ver na presidência e na vice-
presidência da república os srs. Kubitschek e João Goulart. Só nos cumpre 
respeitar democraticamente essa vontade. 4



708 (0�) | 20�� | Revista Thema  

Pedagogicamente, Marroquim explica o que era necessário para se ter firmado 
um acordo entre partidos: convenções dos partidos interessados em se coligar. 
Como não havia um Partido Comunista legalizado no país, não poderia haver 
convenção legal deste; portanto, não haveria ligação entre a chapa vitoriosa e os 
comunistas. Continuando, Marroquim destaca que o peso dos comunistas não 
seria suficiente para desequilibrar a eleição em favor de Juscelino e Jango. O 
argumento dos golpistas era de que os comunistas teriam dado mais ou menos 
500 mil votos à dupla J-J. Veja o que Marroquim escreve:

Então, os comunistas não teriam 500 mil votos para dar à dupla; quando 
houve tal votação, muitos votos vieram de quem não era comunista, num outro 
contexto. Nas eleições à presidência em �945, muitos votos dados à Prestes 
vieram pelo papel importante desempenhado pelos soviéticos na Segunda 
Guerra Mundial. Com a perseguição aos comunistas e ao Partido no pós-guerra, 
após �947, o comunismo havia perdido simpatizantes. Consequentemente, não 
poderia ser o fator de desequilíbrio da eleição. Complementando essa refutação 
da tese do apoio comunista, o editorial do dia �4 de outubro apela ao direito 
(que também é um dever, como no caso das eleições) constitucional do voto 
livre e secreto, e ataca mais fortemente os oposicionistas.

Que é, afinal, um acordo com os comunistas? Para começar, a definição 
se torna impraticável, pois o Partido Comunista, do ponto de vista legal, 
não existe. [...] Ainda, segundo o regimento dos partidos interessados 
qualquer acordo só tem validade quando ratificado pelas convenções das 
respectivas agremiações. Não houve convenções do PSD e do PTB (e não 
podia haver do PCB, que legalmente não existe) para ratificarem o acordo 
com os comunistas. Ora, essas simples constatações mostram que será 
impossível que a Justiça Eleitoral encontre bases para reconhecer, sequer, a 
existência de um acordo entre os grupos citados. O pleito, por esse aspecto, 
não poderia ser anulado. 6 

Poder-se-á honestamente afirmar que os comunistas dêem a vitória à 
chapa Kubitschek – João Goulart? A resposta ainda será negativa. Em 
�945, num ambiente inteiramente diverso e com a redemocratização dando 
aos comunistas até uma aura de heroísmo romântico, Prestes obteve cerca 
de 500 mil votos para senador. Nas eleições subsequentes, o comunismo 
perdeu substancialmente eleitores [...] eleitorado de Prestes, em 45, não 
foi totalmente comunista: resultou do retorno à legalidade, da atmosfera 
emocional que residia no extermínio da ditadura.7

A alegação de que foram os comunistas que deram a vitória ao sr. Kubitschek 
é descabida. Não votaram como membros de um partido, pois que esse 
deixou de existir. Votaram como cidadãos, cumprindo um dever imposto 
pela legislação vigente. Se não tivessem votado cairiam sob as sanções da lei.



8 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

Interessante notar as palavras de Marroquim do voto também como um 
dever, e não só como um direito. Os comunistas, mesmo não tendo o direito 
de livre agremiação, pois não podiam ter um partido regularizado, tinham 
o dever de ir às urnas eleger o presidente, exercendo o direito garantido na 
Constituição. 

Porém, não era só Marroquim que pronunciava em nome dos Diários 
Associados. O próprio Chateaubriand resolveu falar.9  Na véspera do contragolpe 
de �� de novembro, ele não só refuta esse apoio dos comunistas, como coloca a 
culpa da derrota de Juarez Távora nos erros da própria UDN.

              

Percebe-se que, ao tratar da quantia de 500 mil votos, não só Chateaubriand 
acaba refutando a tese de que Juscelino teria sido eleito com o apoio dos 
comunistas (pode-se referir à citação anterior de Marroquim, referindo-se à 
eleição de Luis Carlos Prestes, em �945), mas imputa ao seu rival político a sua 
própria derrota. Perdeu por pregar o golpismo, consequentemente dando os 
votos necessários à eleição de seu concorrente, os quais o partido considerava 
dados pelos comunistas, e que fizeram falta a Juarez Távora, seu candidato à 
presidência. ��

Agora vinha a outra tese pregada pela oposição. A tese da maioria absoluta 
(ou seja, 50% de votos mais um) não estava presente na Constituição de �946. 
Essa tese era tão absurda que o próprio líder da UDN, Afonso Arinos, confessaria 
depois não se passar de um artifício para tentar impedir a posse de Juscelino 
�2.  No entanto, esse entendimento foi muito utilizado pela oposição. Murilo 
Marroquim demonstra claramente, em diversos momentos, a posição do jornal 
e da rede Associada sobre essa questão. Um exemplo é a coluna do dia 22 de 
outubro.

Se votaram nos candidatos do PSD e do PTB, assim o fizeram no uso de 
um direito, qual seja o que a Constituição assegura aos cidadãos, de votarem 
naqueles que livremente escolheram. Seria um pretexto inqualificável alegar 
os sufrágios comunistas, inteiramente incomprováveis, em vista mesmo do 
segredo do voto, para invalidar uma eleição lisamente realizada.8

A quem o sr. Juscelino Kubitschek deve a vitória que o sagrou nas urnas o 
candidato vitorioso à presidência? [...] Numa eleição, porém, se o candidato 
ajuda muito, contribuindo bastante, individualmente, para a colheita dos 
votos, são indispensáveis outros elementos, entre os quais têm excepcional 
importância as “gaffes” do adversário. [...] Aplicando esta minha filosofia ao 
sr. Juscelino Kubitschek, eu quero dizer que quem o elegeu não foram só o 
PSD e o PTB, secções do PR, senão também a UDN.

Eu somo, na lista de sufrágios do candidato pessedista, quinhentos mil 
votos, só por conta da campanha do golpe. [...]

Concluindo, sustento que foi o golpismo um dos mais consideráveis 
eleitores do sr. Kubitschek. Duvido que ele se pudesse eleger sem o golpismo, 
o qual criou o movimento militar e civil do antigolpismo.

Que é o golpismo? O fim da democracia! O cadáver das instituições 
livres! A morte da emoção política numa coletividade �0



908 (0�) | 20�� | Revista Thema  

Nesse trecho, o colunista afirma que as regras do jogo político já haviam 
sido jogadas e que os votantes jogaram conforme elas. Não poderia haver uma 
maioria absoluta, pois havia, na conjuntura, vários partidos e candidatos fortes. 
Além disso, critica os oposicionistas, que só se utilizavam deste expediente 
quando perdiam as eleições, numa tentativa de alterar as regras, conforme suas 
vontades.

Mais uma vez, a UDN acabara de cometer erros estratégicos, que, se não 
fossem cometidos, poderiam levar seu candidato à vitória. Agora, era a falta 
de revisão da lei eleitoral antes da eleição. Os políticos só se preocupavam 
com esse aspecto quando perdiam as eleições, e não se preocupavam com isso 
durante os anos anteriores à disputa presidencial. Uma possível explicação era 
dada pelo próprio Chateaubriand. No seu artigo de 2 de novembro, ele critica 
pesadamente a UDN, que considera como

Os udenistas insistem em que se “todo o poder emana do povo”, uma 
minoria não pode representá-lo devidamente. Puro engano. A multiplicidade 
de candidato não invalida o principio da escolha pelo maior número. Ao 
povo foi dada a escolha, nos termos precisos da lei e o vitorioso, dentro 
das nossas realidades partidárias, teria forçosamente que obter maioria 
simples – o que é em si mesmo extraordinário. Pretender-se que o sr. 
Kubitschek não representa devidamente a nação porque houve votos para 
o gen. Távora, o sr. Ademar de Barros e o sr. Plínio Salgado, é escamotear a 
verdade política. �3

Quem não se recorda daqueles poucos meses que antecederam o retorno de 
Vargas ao Catete? Pois bem, a Constituição não foi revogada no artigo em 
questão e o Congresso nada fez nesse sentido. O sr. Baleeiro �4 tomou, de 
fato, a iniciativa de aclarar o texto da lei, mas o seu projeto – estranhamente 
– ficou a dormir nas gavetas da Câmara; o próprio deputado não insistiu 
particularmente para que tivesse andamento, ao longo dos quatro anos 
de governo anterior. [...] o argumento se renova, em face da derrota: 
pretendeu-se mudar as regras do jogo antes do pleito e, quando este foi 
aceito, na expectativa estavam todos os candidatos de ganharem, nenhum 
deles admitiu sequer que o resultado das urnas fosse impugnado. Nenhum 
partido, favorável a este ou aquele, declarou que insistiria na maioria 
absoluta, no colegiado ou no que seja, qualquer que fosse o resultado 
do pleito. Este recurso, portanto, torna o debate francamente suspeito. 
[...] Aproveite a UDN o Congresso Nacional e encaminhe o reexame da 
Constituição, nesse e noutros pontos dignos de esclarecimentos; e o faça 
com rapidez, pois do contrário estará fadada a perder novamente o pleito 
em �960. �5 



�0 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

Portanto, se há somente o interesse faccioso, não há interesse em reformar 
leis, que poderiam ajudar na sua vitória. O culpado da derrota de Juarez Távora, 
seja porque predominava o interesse no golpe (e por isso dera votos a Juscelino 
e Jango), seja porque não reformara a Constituição, é única e exclusivamente 
a UDN, e, por isso, ela não tinha autoridade para recorrer à Justiça com teses 
absurdas. Essa foi a posição do Diário, que procurou convencer seus leitores 
disso através de seus textos. 

Além de refutar as duas principais teses dos golpistas, o jornal publica 
declarações que apoiam a posse dos eleitos, o respeito à constituição e às 
instituições. Essas declarações vêm de diversos partidos e organizações da 
sociedade civil (exemplos da Confederação Rural Brasileira e da Ordem 
dos Advogados do Rio Grande do Sul) e de diversos pontos do país (desde o 
Amazonas, Paraíba, Goiás, até o Rio de Janeiro). Não que o jornal não deixe de 
publicar notícias sobre as movimentações dos golpistas, sobretudo da UDN, até 
para dar a aura de imparcialidade. 

Porém, o peso das declarações a favor da posse é muito maior que os 
pronunciamentos a favor da batalha contra a posse, em quantidade e em 
tamanho. Provavelmente, essa situação decorria do clima da sociedade, que era 
contrária a um golpe militar. A população já havia passado, no ano anterior, 
por uma experiência semelhante, a qual resultou no suicídio de Getulio Vargas. 
Não se queria mais problemas para o país. Complementando, há o espaço para 
a preparação e realização de um comício antigolpe, no Largo dos Medeiros, no 
centro de Porto Alegre, promovido pela União Estadual dos Estudantes e com a 
presença de representantes de todos os partidos políticos.

Pode-se resumir em duas palavras a cobertura do Diário de Notícias sobre 
as tentativas da oposição de impugnar a eleição: legalidade e normalidade. 
Não se fala de normalidade por causa das tentativas dos golpistas de anular 
as eleições. Fala-se de normalidade no processo eleitoral, que ainda estava 
acontecendo. As eleições haviam sido jogadas conforme as regras do jogo, que 
não foram alteradas antes do pleito. Todos os candidatos buscaram o cargo de 
forma limpa e os eleitores, mesmo os que eram comunistas, foram às urnas 
no sagrado dever de escolher o mandatário máximo da nação. Todos estavam 
cumprindo as normas estabelecidas, até o momento em que chegou o resultado 
final; começaram ali as tentativas de anular a eleição. 

O jornal procurou explorar ao máximo a normalidade, decorrente da 
legalidade do pleito. Isso decorre porque a

um grupo de homens, de incontestável brilho intelectual, mas de frágil 
caráter, onde (salvo poucas e dignas exceções) o que predomina é o interesse 
faccioso. 

É contristador a vista de um partido, dominado inteiramente pelo 
sentimento faccioso, como vive a UDN. Tem a agremiação indubitavelmente, 
uma elite, que é uma constelação das mais brilhantes dos quadros partidários 
do Brasil. A maior parte deles nega uma das qualidades fundamentais do 
homem político, que é a sua aptidão para conviver com os outros homens e 
os outros partidos.�6 



��08 (0�) | 20�� | Revista Thema  

Vimos como os Diários Associados estavam entrelaçados com a candidatura 
de Juscelino. Salientar a legalidade do pleito era garantir a normalidade; era 
garantir a posse do candidato da cadeia jornalística na presidência da república. 
Era garantir alguém que, no cargo máximo do país, estivesse alinhado com os 
ideais do dono do jornal�7.  Logo, se cabia a alguém impedir a posse dos eleitos, 
esse alguém era a Justiça Eleitoral, que fora criada para regular o processo 
eleitoral. E, como se sabe, não houve interferências no resultado final das 
eleições. 

Considerações finais

Pudemos ver, neste texto, o quanto o Diário de Notícias, como órgão integrante 
dos Diários Associados, teve uma posição perante um acontecimento político - 
no caso a tentativa da oposição de impugnar as eleições de �955 - e procurou 
defendê-la perante seus leitores. O jornal, como instrumento de manipulação 
de interesses e de intervenção na vida social, defendeu a posse de Juscelino 
Kubitschek dos ataques da oposição, pelas várias ligações que seu proprietário, 
Assis Chateaubriand, tinha com JK, tanto no nível pessoal como no político-
partidário. O Diário procurou enfocar uma normalidade associada com a 
legalidade para refutar os oposicionistas. Dessa forma, garantia-se a posse de 
um candidato que estava de acordo com o que a cadeia jornalística defendia.

Porém, deve-se salientar uma limitação deste texto, e que é muito comum nos 
trabalhos que utilizam a imprensa como fonte principal. Devemos reconhecer 
que a segunda metade do século XX é a era das grandes corporações, que 
trabalham com mais de um tipo de meio de comunicação. No caso deste estudo, 
seria verificar como as Rádios Farroupilha e Difusora, ambas dos Associados, 
trataram o acontecimento. Será que alguns dos pontos que não eram tratados 
no jornal não iam ao ar no Grande Jornal Falado, que ia ao ar no final da 
programação das rádios? Será que aquilo que o jornal trazia no início da manhã 
já não tinha sido largamente debatido e refinado nas ondas do rádio? Devemos 
lembrar que, num país onde grande parte da população era analfabeta, o rádio 
tinha a possibilidade de chegar a uma parcela maior da população do que o 
jornal. 

A possibilidade de se fazer uma cobertura mais ágil dos acontecimentos em 
comparação ao jornal diário faz com que a pesquisa com o rádio seja muito 
proveitosa, e, proporcionalmente, mais trabalhosa. Há a dificuldade em localizar 
os áudios da época, quando estes ainda existem. Porém, os resultados podem 
ser mais esclarecedores sobre a posição de certos grupos que exprimem suas 
opiniões na imprensa.

normalidade na política é tão explorada pelos jornais porque ela representa, 
principalmente, a garantia de um dia-a-dia dentro do planejado, do 
rotineiro, de situações ordinárias e ordenadas, [...] No que tange às 
páginas de política nacional, é importante ter em mente, que a situação de 
normalidade é relacionada, geralmente, a um personagem que está ligado 
de alguma forma aos projetos das empresas jornalísticas, aos interesses 
pessoais do dono do jornal, a governos favoráveis, etc. (STEFFENS, �998, 
p.65).



�2 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

Vivemos uma época em que mídias como o jornal e a televisão vêm sendo 
questionadas, sendo desmontadas as auras de imparcialidade e neutralidade 
políticas. Desde a década de �980, os trabalhos que utilizam o jornal como 
fonte têm crescido em quantidade e também em qualidade, com um maior 
refinamento teórico e debates com a área da comunicação. O questionamento 
atual sobre os meios de comunicação tem contribuído para um maior debate 
sobre o cuidado ao ler essas fontes. Neste texto, mostramos como um órgão da 
imprensa teve um posicionamento decorrente de seus compromissos e como 
procurou defendê-la perante seus leitores. Há muito ainda o que ser feito, e o 
campo de pesquisa com a fonte jornalística tende a aumentar cada vez mais.



�308 (0�) | 20�� | Revista Thema  

São realmente poucos os trabalhos conhecidos até o momento que utilizam o Diário 
de Notícias como fonte. Destaco, a nível acadêmico, os trabalhos de: STEFFENS, 
�998; COSTA, 2004. O único trabalho encontrado que utiliza o Diário como fonte 
além de �955 é o de OLIVEIRA, 2008.

Para a redemocratização de �945 e para a campanha do “Petróleo é Nosso”, cf. 
OLIVEIRA, 2008, p.32-34 e p.220-223, respectivamente; para a eleição presidencial 
de �950 cf. STEFFENS, �998, cap. 2

Diário de Notícias, edição de 2.�0.�955, capa

Diário de Notícias, edição de �4.�0.�955, p.4, editorial

Importante salientar que a coluna Panorama Político era escrita no Rio de Janeiro, 
chegando ao jornal através da Agência Meridional, e era publicada em todos os 
jornais da cadeia.

Diário de Notícias, edição de �2.�0.�955, p.3.

Idem

Diário de Notícias, edição de �4.�0.�955, p.4, editorial

Assis Chateaubriand tinha uma coluna diária publicada em todos os jornais da 
cadeia, na qual escrevia sobre diversos temas. Era como se fosse um segundo 
editorial de cada jornal. 

Diário de Notícias, edição de �0.��.�955, p.4

Juscelino teve 36% (3.077.4��) dos votos; Juarez Távora, 30% (2.6�0.462); Ademar 
de Barros, 26% (2.222.725); e Plínio Salgado, 8% (632.848). Jango, como vice-
presidente, teve mais votos que Juscelino: 3.59�.409 votos. Perceba que a diferença 
foi de aproximadamente 450 mil votos entre Juscelino e Juarez.

“Como os candidatos eram quatro, sendo três deles fortes, Juarez, Juscelino e 
Ademar, eu sustentava o óbvio; ou seja, que o nosso próprio candidato (Juarez) só 
poderia vencer por maioria relativa. Como alegar ex-post-facto a necessidade de 
maioria absoluta? In: BOJUNGA, 200�, p.32�.

Diário de Notícias, edição de �2.�0.�955, p.3.

Referência a Aliomar Baleeiro, um dos líderes da UDN no Congresso Nacional, 
deputado pela Bahia

Diário de Notícias, edição de �2.�0.�955, p.3.

Diário de Notícias, edição de 2.��.�955, p.4

O Diário também defende a normalidade em outras partes da disputa eleitoral de 
�955, como nas eleições e no contragolpe de �� de novembro. LUFT, 2009, capítulo 
3.

�.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

��.

�2.

13.

�4.

15.

16.

�7.

Notas



�4 Revista Thema | 20�� | 08 (0�)

BAHIA, Juarez. Jornal, história e técnica. Brasília: MEC/Imprensa Nacional, 
�972.

BOJUNGA, Cláudio. JK: o artista do impossível. Rio de Janeiro: Objetiva, 
200�

CAPELATO, Maria Helena; PRADO, Maria Lígia. O bravo matutino: imprensa 
e ideologia no jornal O Estado de São Paulo. São Paulo: Alfa-Ômega, �980.

CARNEIRO, Glauco. Brasil, primeiro: história dos Diários Associados. Brasília: 
Fundação Assis Chateaubriand, �999

COSTA, Marcelo Fernando Gonzalez da. As repercussões da política externa 
argentina do primeiro governo Perón (1946-1952) na imprensa sul-rio-
grandense. São Leopoldo: Unisinos, 2004. Dissertação de mestrado em História, 
Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos 
Sinos, 2004.

FERREIRA, Jorge. Crises da república: �954, �955 e �96�. In: __________
_; DELGADO, Lucília de Almeida Neves. O Brasil Republicano: o tempo da 
experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe civil-militar 
de 1964. v.3. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

FRAGA, Gerson Wasen. Brancos e vermelhos: a Guerra Civil Espanhola 
através das páginas do Correio do Povo (1936-1939). Porto Alegre: UFRGS, 
2004. Dissertação de mestrado em História, Programa de Pós-Graduação em 
História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004. 

GRANDI, Celito de. Diário de Notícias: o romance de um jornal. Porto Alegre: 
L&PM, �999

LUFT, Marcos Vinícios. Aos amigos, tudo; aos inimigos, a lei: a crise da 
república de 1955 nas páginas do Diário de Notícias. Porto Alegre: UFRGS, 
2009. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em História, Universidade 
Federal do Rio Grande do Sul, 2009. 

MORAIS, Fernando. Chatô, o rei do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 
�995.

Referências bibliográficas



�508 (0�) | 20�� | Revista Thema  

NOGUEIRA, Maristel Pereira. Universíade de 63: reconstrução da memória 
através da perspectiva dos jornais. Porto Alegre: PUCRS, 2004. Dissertação de 
mestrado em História, Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia 
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004. 

OLIVEIRA, Lisiane Medianeira de. O PSD no Rio Grande do Sul: o diretório 
mais dissidente do país nas páginas do Diário de Notícias. Porto Alegre: 
PUCRS, 2008. Tese de doutorado em História, Programa de Pós-Graduação em 
História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. 

RUDIGER, Francisco. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Editora da 
Universidade/UFRGS

STEFFENS, Marcelo Hornos. O Correio do Povo e o Diário de Notícias e a 
estratégia de utilização das imagens de Getúlio Vargas: 1950 a 1954. Porto 
Alegre: PUCRS, �998. Dissertação de mestrado em História, Programa de Pós-
Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do 
Sul, �998. 

WAINER, Samuel. Minha razão de viver: memórias de um repórter. Rio de 
Janeiro: Record, �988


