https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/issue/feedRevista Poliedro2025-03-12T14:56:37+00:00Prof. Dr. Renata Porto | Prof. Dr. Danieli Nejeliskirevistapoliedro@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Poliedro</strong> é o periódico científico eletrônico da Escola de Design do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas. Tanto o acesso ao conteúdo da revista quanto o envio de textos são realizados de forma gratuita, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A cobertura temática da revista, considerando o campo do Design, se encontra nas Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Urbanismo e Design). A administração da revista é realizada de forma automatizada através do Open Journal Systems (OJS). Lançada no ano de 2017, tem como finalidade a divulgação da produção acadêmica, original e relevante, de pesquisadores e de alunos de iniciação científica da área do Design. A submissão de artigos é realizada exclusivamente por meio deste site, e os artigos são avaliados pelo processo de avaliação cega. As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. </p> <p>ISSN <strong>2594-4398</strong> (<em>online</em>)</p>https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4103Vestuário modular para diferentes biotipos2025-01-31T20:17:10+00:00Rafaela Borrirafaelaborriuni@gmail.comValdirene Grubervaldirene.gruber@univille.br<p>A rotina da mulher no contexto atual vem sendo marcada por uma intensificação de atividades, sendo que durante um único dia ela necessita se adaptar a diferentes ocasiões. A partir desse contexto, esse artigo apresenta uma mini coleção de vestuário modular para o público feminino com o objetivo de propor peças modulares com práticas sustentáveis para diferentes biotipos corporais. Na realização do projeto foram utilizadas as etapas metodológicas do Diamante Duplo, incluindo o aprofundamento das necessidades do público-alvo, com análise e possíveis melhorias na geração das alternativas. Deste modo, o desenvolvimento deu-se em quatro etapas: Descobrir (revisão de literatura); Definir (pesquisa e análise de dados); Desenvolver (conceito, material têxtil e formas); Entregar (detalhamento técnico e produção). O projeto resultou em protótipos versáteis, confeccionados com tecidos que visam a sustentabilidade na composição e tingimento natural.</p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rafaela Borri, Valdirene Gruberhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4105Uso de resíduos agroindustriais da Amazônia em experimentos com materiais e design2025-01-31T20:45:56+00:00Lauro Arthur Farias Paiva Cohenlaurocohenn@gmail.comEliane Ayreselian.ayres.pu@gmail.com<p>A cadeia produtiva do açaí (Euterpe oleracea Mart.) é uma das mais importantes para a região Norte do Brasil. Entretanto, a alta produção de resíduos derivados do processamento industrial é responsável por problemas ambientais, sociais e econômicos nas principais cidades da região. Dessa maneira, o artigo relata as possibilidades de aproveitamento dos resíduos de açaí para o desenvolvimento de materiais compósitos com Poliácido lático (PLA). Quanto aos procedimentos metodológicos, a presente pesquisa é caracterizada como exploratória. Os resultados apresentam um material uniforme, com alterações na cor e textura de acordo com o acréscimo dos resíduos de açaí. A pesquisa permeia princípios do desenvolvimento sustentável, noções sobre design e materiais, possibilidades do uso de resíduos como matéria-prima e contribuições do design para o território amazônico.</p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Lauro Arthur Farias Paiva Cohen, Eliane Ayreshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4106Reutilização de paletes: testes e informações sobre o material2025-01-31T20:58:01+00:00Caroline Reichow Tuchtenhagencarolinereichow@gmail.comMariana Piccolimarianapiccoli@ifsul.edu.br<p>A reutilização de produtos não é nova, mas ganhou destaque na década de 1960 devido às preocupações ambientais. A indústria gera muitos resíduos, incluindo paletes, que muitas vezes são descartados inadequadamente. Os paletes, principalmente feitos de madeira, são essenciais para a movimentação e armazenamento, mas muitos deles são frágeis e não podem ser reutilizados para a mesma função. Este artigo, parte de um Trabalho de Conclusão de Curso, busca caracterizar paletes descartáveis em termos de resistência, cortes e acabamentos. O foco é estudar como reutilizar a madeira dos paletes descartáveis, aproveitando-o como matéria-prima após desmontagem, com o intuito de gerar informações úteis para futuros projetos de reutilização.</p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caroline Reichow Tuchtenhagen, Mariana Piccolihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4134Design e transformação: possibilidades profissionais e autonomia financeira através do empoderamento gráfico2025-03-07T22:17:07+00:00Lucía Silveira Aldalucia.alda@riogrande.ifrs.edu.brAlice Albo Neves Cardosoalicealboneves@gmail.comMaria Eduarda Cunha da Silveiraeds.designgrafico@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O curso “Empoderamento Gráfico”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do câmpus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), foi realizado ao longo do ano letivo de 2024, com o intuito de capacitar e empoderar jovens meninas do ensino médio em comunicação visual. Essa iniciativa desempenhou um papel crucial no desenvolvimento da economia criativa e na promoção da participação feminina em um campo historicamente dominado por homens. A formação abordou habilidades técnicas essenciais, incluindo o processo criativo em design gráfico, a construção de </span><em><span style="font-weight: 400;">moodboards</span></em><span style="font-weight: 400;">, e os princípios de composição, cor e tipografia, além de introduzir ferramentas digitais como a plataforma </span><em><span style="font-weight: 400;">Canva</span></em><span style="font-weight: 400;">. Essa abordagem desenvolveu competências individuais e também fomentou uma rede de compartilhamento de saberes entre as participantes. O curso também buscou promover possibilidades de autonomia financeira das alunas, apresentando o mercado criativo como uma oportunidade viável de renda. A pesquisa realizada, por meio de um questionário aplicado durante o curso, revelou que as jovens passaram a perceber o design gráfico como uma possibilidade de carreira, resultando em um aumento significativo de sua confiança e potencial de inserção no mercado de trabalho. O curso não apenas proporcionou uma forma de expressão significativa, mas também desafiou normas sociais estabelecidas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa. Essa experiência ilustra a importância de iniciativas educacionais que não apenas capacitam, mas transformam a vida das jovens, ampliando suas perspectivas profissionais e pessoais.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Lucía Silveira Alda, Alice Albo Neves Cardoso, Maria Eduarda Cunha da Silveirahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4135O combate à lesbofobia por meio do design ativista2025-03-07T22:33:54+00:00Rafaela Veber Bevilaquarafaelabevilaqua3@gmail.comRenata Gastal Portorenataporto@ifsul.edu.brRuth Rejane Perleberg Lermruthlerm@ifsul.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">A lesbofobia se caracteriza como o preconceito direcionado às lésbicas. Diferentemente da homofobia, a lesbofobia carrega consigo a misoginia e o sexismo, pois advém da cultura da heteronormatividade e da heterossexualidade como regime político (Wittig, 1980). Logo, a cultura vigente lança um estado de invisibilização e negação da existência da lésbica. O que culmina na falta de políticas públicas e preocupação para com este grupo. No que tange ao design, a produção acadêmica beira a ausência sobre projetos relacionados às lésbicas. Desse modo, o design ativista vem como ferramenta para o combate à lesbofobia.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Rafaela Veber Bevilaqua; Renata Gastal Porto; Ruth Rejane Perleberg Lermhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4136Design para mobilidade social: mnemônica em um contexto de ensino-aprendizagem2025-03-07T22:40:53+00:00Kevin Pachalskikevin.p@edu.udesc.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como objetivo propor uma abordagem prática do design em um contexto de ensino-aprendizagem através de reflexão teórica e reunião de dados coletados de uma dissertação. Centrado em sustentabilidade social e fatores humanos para o design, o referencial teórico aborda ergonomia cognitiva, os princípios universais do design de mnemônica e profundidade de processamento, e design social e sustentável no contexto do ensino de língua estrangeira. Este último tópico ressalta a relevância do domínio na língua inglesa como alavanca para mobilidade social. Os dados utilizados apontam redução de 25% na incidência de erros após alunos de inglês como segunda língua realizarem experimento que avaliou retenção de informação. O experimento tinha como essência utilização de recursos mnemônicos como alternativa à ensino de conteúdo por vias tradicionais, promovendo intervenção por um designer. Assim, a abordagem prática proposta pelo artigo consiste na aplicação da ferramenta usada no referido experimento na plataforma Idioma sem Fronteiras, idealizada pelo Ministério da Educação. Dessa forma, os usuários da plataforma, que consiste em alunos oriundos das universidades federais do Brasil, teriam acesso a uma ferramenta eficaz para retenção de conteúdo em língua estrangeira.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Kevin Pachalskihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4137Design e bem estar: letramento em saúde para mulheres com cˆâncerde mama2025-03-07T22:49:28+00:00William de Almeida Peterswilliam.peters@ufrgs.brLucas de Oliveira Einsfeldlucas.einsfeld@ufrgs.brFabiano de Vargas Schererfabiano.scherer@ufrgs.brMariana Pohlmannmariana.pohlmann@ufrgs.br<p><span style="font-weight: 400;">Tanto no Brasil quanto mundialmente, o câncer de mama, excluindo os tumores de pele não melanoma, é o tipo de tumor mais comum entre as mulheres. Sabe-se que, apesar de não ser possível preveni-lo primariamente, a sua detecção precoce pode elevar as chances de cura. Nesse contexto, destaca-se como o letramento em saúde, que pode ser definido como a capacidade dos indivíduos no processamento e compreensão de informações, pode promover o rastreio da patologia em seus estágios iniciais por meio de recursos educacionais. No entanto, tais recursos podem ser complexos para pessoas com nível inadequado de letramento em saúde, dificultando o acesso às informações e conhecimento. Frente a este contexto, o objetivo deste artigo, portanto, foi analisar como o design, através de técnicas de inserção dos usuários no processo de projeto, pode contribuir no desenvolvimento de instrumentos de letramento em saúde relacionados ao câncer de mama. Para a realização do trabalho, foi executada uma revisão bibliográfica em bases de dados, empregando termos relacionados ao tema. Em seguida, as publicações foram selecionadas levando em consideração o ano de publicação e a adesão ao assunto, resultando nos cinco estudos analisados neste trabalho. Como resultado, observou-se que a utilização de diferentes técnicas criativas e de participação, podem impactar positivamente na qualidade das soluções de ferramentas de letramento em saúde, tornando seus conteúdos mais relevantes para o público-alvo.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 William de Almeida Peters, Lucas de Oliveira Einsfeld, Fabiano de Vargas Scherer, Mariana Pohlmannhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4138Acessibilidade em interfaces digitais: um estudo comparativo entrs as diretrizes da Apple e da Google2025-03-07T22:55:39+00:00Mariana de Oliveira do Couto e Silvamarianacoutoesilva@gmail.comVinicius Gadis Ribeirovinicius.gadis@ufrgs.br<p><span style="font-weight: 400;">A acessibilidade em interfaces digitais é um aspecto da experiência do usuário, e também é uma maneira de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Este estudo apresenta uma comparação entre as diretrizes de acessibilidade da Apple e da Google, com o objetivo de investigar como estas empresas estão abordando a questão da acessibilidade. Para tanto, foi utilizado o método de análise de conteúdo para categorizar as diretrizes e foram utilizados os princípios de acessibilidade da W3C - </span><em><span style="font-weight: 400;">World Wide Web Consortium</span></em><span style="font-weight: 400;"> - como parâmetros de comparação. Os resultados apontam que os padrões da W3C são o alicerce das diretrizes da Apple e da Google, e que adaptações simples podem fazer uma grande diferença na acessibilidade de uma interface.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Mariana de Oliveira do Couto e Silva, Vinicius Gadis Ribeirohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4139Upcycling e o empoderamento nas margens da lagoa: mulheres artesãs transformando redes de pesca em produtos sustentáveis2025-03-07T23:04:04+00:00Caroline Reichow Tuchtenhagemcarolinereichow@gmail.comTainá Stempkowski Terratainaterra94@gmail.comJocelise Jacques de Jacquesjocelisejacques@ufrgs.br<p><span style="font-weight: 400;">Em 2007, as mulheres representavam 87% dos artesãos no Brasil, utilizando o artesanato como meio de geração de renda e empoderamento, melhorando a qualidade de vida de suas famílias. Neste contexto, as artesãs da Associação Redeiras do Extremo Sul, em Pelotas - RS, reaproveitam redes de pesca e escamas descartadas, criando produtos com alto valor agregado por meio do </span><em><span style="font-weight: 400;">upcycling</span></em><span style="font-weight: 400;">, dentro do conceito de economia circular. As comunidades criativas, como defendido por Manzini, são essenciais para inovações sociais sustentáveis, e o design facilita essa interação local-global. A colaboração entre artesãs e designers não apenas revitaliza técnicas tradicionais, mas também gera novas oportunidades de mercado. Para grupos como as Redeiras, o artesanato vai além da economia; promove fortalecimento coletivo e identidade. Assim, o artesanato se torna um motor de mudança social, reforçando a autonomia feminina e inspirando outras comunidades. O estudo das Redeiras ilustra como iniciativas locais podem ter um impacto significativo, promovendo um futuro mais justo e sustentável.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Caroline Reichow Tuchtenhagem, Tainá Stempkowski Terra, Jocelise Jacques de Jacqueshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4140Framework dos conceitos chaves da customização em massa para a criação de produtos do vestuário2025-03-07T23:10:19+00:00Diva Lúcia Vieira Costadivalucosta@gmail.comCláudia Rocha Mourthéclaudiamourthe@eba.ufrj.br<p><span style="font-weight: 400;">Com a evolução da tecnologia, a Indústria 4.0 torna viável a fabricação de produtos personalizados num sistema industrial, antes restrito a produções em larga escala de um mesmo produto. A partir dos conceitos da customização em massa, novos produtos do vestuário podem ser criados de maneira personalizada de acordo com as definições dos consumidores. O objetivo deste artigo consiste em apresentar um </span><em><span style="font-weight: 400;">framework</span></em><span style="font-weight: 400;"> dos conceitos chaves da customização em massa para a criação de produtos do vestuário. Este artigo apresenta um recorte dos resultados de pesquisas e análises realizadas durante o programa de mestrado em design, que abordaram conceitos e processos da customização em massa com foco na criação de produtos do vestuário, considerando casos de empresas que atuam no varejo de moda com a customização em massa e o caso de uma minifábrica inaugurada por uma instituição de ensino. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. A pesquisa é baseada em revisão bibliográfica, pesquisa documental, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas. A partir da análise de resultados foi possível identificar os momentos em que o envolvimento do cliente acontece e com isso classificar o tipo de customização em massa oferecida, além de identificar os principais componentes do produto do vestuário possíveis de serem customizados e as tecnologias habilitadoras provenientes da indústria 4.0.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Diva Lúcia Vieira Costa, Cláudia Rocha Mourthéhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4141Resgate da identidade e do turismo na cidade de Garibaldi através do design2025-03-07T23:17:39+00:00Claudia Adriana Oliboni Nichetticlaudia.nichetti@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo investiga como o design pode contribuir para a recuperação da identidade e do turismo em Garibaldi, uma cidade afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em maio de 2024. A metodologia incluiu pesquisa documental e entrevistas com diferentes atores do setor de turismo. A abordagem qualitativa possibilitou a identificação de padrões e oportunidades para orientar futuras ações de design. Os resultados apontam que o design pode atuar como um agente estratégico de transformação, não apenas na revitalização estética, mas também na mediação entre cultura, território e comunidade.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Claudia Adriana Oliboni Nichettihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4142Marca para o nicho turístico de Sol e Praia de São Lourenço do Sul2025-03-07T23:29:51+00:00Fernanda Krumreich Helmsfernandahelms@gmail.comRuth Rejane Perleberg Lermruthlerm@ifsul.edu.br<p><span style="font-weight: 400;"> Este trabalho teve por objetivo a criação de uma marca para o nicho turístico de </span><em><span style="font-weight: 400;">Sol e Praia</span></em><span style="font-weight: 400;"> de São Lourenço do Sul. A pesquisa abordou os conceitos de identidade visual, marca e branding territorial, a fim de compreender os elementos que melhor representam o município como um destino turístico de verão. A metodologia utilizada foi baseada no livro de Alina Wheeler, Design de identidade de marca: um guia completo para criação, construção e manutenção de marcas fortes (2012), que estrutura o processo de design em fases como condução da pesquisa, esclarecimento da estratégia, design da identidade e criação de pontos de contato. São Lourenço do Sul é conhecida por suas praias de águas calmas e eventos como o Festival de Verão e o Reponte da Canção, que atraem um público diverso durante a temporada de verão. Com base nas informações coletadas e no perfil do turista, foi desenvolvida uma marca visual que representa a identidade do município, com a intenção de promover São Lourenço como um destino de destaque no estado do Rio Grande do Sul.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Fernanda Krumreich Helms, Ruth Rejane Perleberg Lermhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4143Moda Tucuju: design à sustentabilidade e expressão cultural2025-03-07T23:36:13+00:00Emily Camila de Oliveira Lopesolivercamii7@gmail.comLoyani Pinheiro Barataloyanipbl@gmail.comCristian Ciprianicristian.cipriani@ifap.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este texto tem como objetivo apresentar peças sustentáveis que reflitam a cultura Tucuju. O termo "tucuju", de origem tupi-guarani, significa "aquele que voa" e está associado aos povos indígenas que habitavam as regiões do Amapá, incluindo localidades como Vitória do Jari e Macapá, além de Gurupá, no Pará. Para atender a essa proposta, a metodologia utilizada está ancorada na proposta de Lobach interseccionada com a autobiografia das autoras. Assim, se inicia o texto discutindo a amplitude do conceito de moda, bem como as premissas da moda sustentável e da Moda Amazônica. Em seguida, são abordadas as referências conceituais para a produção das peças da coleção "Marabaixo", que intersecionam moda, cultura amazônica e sustentabilidade. Por fim, são apresentadas as peças que compõem a coleção, a saber: Maresia, Açucena e Araguari.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Emily Camila de Oliveira Lopes, Loyani Pinheiro Barata, Cristian Ciprianihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4144Design paramétrico como ferramenta projetual de estruturas auxéticas2025-03-07T23:41:47+00:00Ricardo Augusto Palmieriricardo.palmieri@ufabc.edu.brSilvia Titottosilvia.titotto@ufabc.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo aborda a possibilidade de utilizar o design paramétrico como método para o desenvolvimento de projetos de estruturas auxéticas. O trabalho expõe os fundamentos teóricos dessas estruturas, seu contexto histórico e seus campos de aplicação, abrangendo áreas como arquitetura, engenharia, biologia e arte. Em seguida, o artigo demonstra três estudos práticos que empregam o software Rhinoceros e Grasshopper para a concepção de grelhas baseadas em estruturas auxéticas, que podem ser adaptadas a diferentes formas e dimensões. O artigo também propõe um algoritmo paramétrico que possibilita alterar a dimensão e a quantidade de tecelas, bem como a espessura de suas linhas, gerando um modelo tridimensional apto para ser impresso em tecnologia 3D. Por fim, o artigo demonstra como o uso de processos paramétricos permitem uma modelagem eficiente e precisa, facilitando o ajuste de diversos parâmetros, como escala, espessura, curvatura entre outros.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Ricardo Augusto Palmieri, Silvia Titottohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4145A influência do projeto Designesart na preservação da identidade local e território através do ensino de design2025-03-07T23:47:51+00:00Daniela Pedrodaniela-pedro@edu.ulisboa.ptRaul Cuncar.cunca@belasartes.ulisboa.pt<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo analisa a influência do projeto </span><em><span style="font-weight: 400;">Designesart</span></em><span style="font-weight: 400;"> no programa educacional, com o objetivo de preservar a identidade local e o território. O projeto consiste na concretização de artefactos que integram a educação, a execução prática de design e a colaboração entre pares. Assim, o projeto pressupõe uma reflexão à identidade local, território e inovação, mantendo uma perspectiva global. Posto isto, os estudantes são desafiados a explorar valores e manifestações locais, incorporando-os nos projetos que desenvolvem. O</span><em><span style="font-weight: 400;"> Designesart</span></em><span style="font-weight: 400;">, deste modo, destaca a investigação da cultura, promovendo a aquisição de conhecimento. Para essa mesma finalidade, é fundamental uma abordagem interdisciplinar onde são combinados tanto processos tradicionais como inovadores, de forma a enriquecer a experiência educacional.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Daniela Pedro, Raul Cuncahttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4146Cine Brasis: valorização do cinema nacional na escola2025-03-07T23:58:11+00:00Clara Schiavon Rodriguesrodriguesclara915@gmail.comVictor da Silva Rodriguesvictorrodrigues.quimi@gmail.comIsadora Ebersol Cruzisadora.ebersol@gmail.comLivian Lino Nettolivianlino@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A análise dos indicadores do mercado de exibição de cinema no Brasil revela uma histórica falta de público para as obras nacionais em comparação com as produções internacionais. Este estudo busca investigar os desafios na formação de público para o cinema brasileiro, em especial dentre os jovens. Nesta fase inicial, a metodologia inclui a análise de dados sobre exibição e consumo de filmes nacionais, além de uma revisão bibliográfica que fundamenta o desenvolvimento de estratégias voltadas à promoção da sustentabilidade cultural do cinema nacional a partir da escola. Tais estratégias também sustentam a formulação de propostas culturais no ambiente escolar, como o projeto Cine Brasis: Semana do Cinema Nacional, que será realizado no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas, pelos estudantes de ensino médio integrado ao técnico com o objetivo de fomentar a formação de novos públicos para o cinema brasileiro.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Clara Schiavon Rodrigues, Victor da Silva Rodrigues, Isadora Ebersol Cruz, Livian Lino Nettohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4148Inteligência artificial e o futuro da fotografia de moda 2025-03-08T18:02:46+00:00Maria Alice Nascimento Santosmahrialice1@gmail.comMarizilda dos Santos Menezesmarizilda.menezes@unesp.br<p><span style="font-weight: 400;">A interseção entre inteligência artificial (IA) e fotografia de moda está moldando a maneira como as imagens de moda são criadas e percebidas. A IA otimiza processos criativos e automatiza escolhas estéticas, permitindo inovações como a geração de imagens personalizadas e a criação de modelos virtuais. Essa transformação impacta a estética e a autenticidade na fotografia de moda, refletindo mudanças nas representações visuais e no consumo. Neste estudo, ao explorar essa relação, é possível entender as implicações da IA na indústria da moda e como ela redefine a criação de conteúdo, influenciando percepções de identidade e realidade.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Maria Alice Nascimento Santos, Marizilda dos Santos Menezeshttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4149Artesanato e tecnologia: o equilíbrio entre o tradicional e o contemporâneo2025-03-08T18:08:22+00:00Erik Silva dos Santosdossantos.erik@gmail.comLuiz Fernando Gonçalves de Figueiredolffigueiredo2009@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo pretende refletir sobre o traspassar da tecnologia no artesanato Amazônico, através da observação da incorporação de técnicas mais industriais e elementos e processos não tradicionais na execução de suas produções. O que ao olhar de alguns pesquisadores como Haesbaert (2003), se configura como uma desterritorialização da dimensão cultural. O mundo vive períodos contraditórios e complexos - com o avanço da tecnologia, da inteligência artificial e da competitividade em base a produtos industriais há uma imposição de novas formas do saber-fazer do artesanato, que busca incorporar novas técnicas através de novos meios que não o tácito e muito menos através de herança cultural. Assim, não há mais a totalidade de transferência do saber artesanal oriundo de gerações antecessoras. Percebe-se assim, uma convivência entre a cultura tradicional e o contemporâneo que impactam diretamente na identidade dos novos produtos amazônicos artesanais.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Erik Silva dos Santos, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4150Moda e resíduo: a estética da moda upcycling2025-03-08T18:14:38+00:00Agatha C. N. de O. da Silvaagatha.c.silva10@gmail.comValma R. V. da Rochavalmarvrocha@gmail.comThamyres de O. Clementinothamyresoliveiraclementino@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A gestão inadequada de resíduos sólidos ameaça a biodiversidade e o meio em que vivemos. A indústria da moda contribui expressivamente para a poluição da água, emissão de gases de efeito estufa e geração de resíduos sólidos. Este artigo visa analisar a estética da moda sustentável, explorando como os princípios da sustentabilidade estão sendo incorporados no design e na produção de vestuário. A metodologia empregada inclui estudos bibliográficos para discussão dos temas gerais, coleta documental para o recorte escolhido (Upcycling em vestuário e acessórios de marcas brasileiras), seguido de uma análise qualitativa dos dados fotográficos coletados em sites e redes sociais oficiais. Os resultados revelam que a estratégia sustentável analisada não só colabora para a redução de resíduos têxteis, mas também desafia a mentalidade do consumo instantâneo ao promover um ciclo de produção que valoriza a estética, a transformação, a durabilidade e a criatividade.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Agatha C. N. de O. da Silva, Valma R. V. da Rocha, Thamyres de O. Clementinohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4151Projeto de artefatos para a usabilidade das latas de tintas2025-03-08T18:19:56+00:00Liege Dias Lannes Soaresliegelannes@gmail.comCatiúcia Klug Schneidercatiucia.klug@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">As embalagens de tintas devem, além de proteger o produto, fornecer instruções sobre como abrir, manusear, fechar, reutilizar e descartar adequadamente. No entanto, as embalagens de tintas imobiliárias disponíveis no mercado não atendem esses requisitos de forma eficiente, apresentando desafios ergonômicos tanto em relação a sua usabilidade quanto ao seu armazenamento. O objetivo da pesquisa é analisar o material e a forma de fabricação das embalagens de tintas, bem como suas dimensões, uso e armazenamento para, com base nessas informações, propor melhorias. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura por meio de pesquisa bibliográfica e levantamento das características de diversos tipos de embalagens, considerando tanto as especificações técnicas quanto os aspectos ergonômicos relacionados à usabilidade. Além disso, foram realizadas entrevistas com profissionais da construção civil para elencar dados referentes à percepção e manejo do produto. Posteriormente, foi feito um compilado das informações e uma avaliação ergonômica do uso das embalagens, visando seu aprimoramento, que embasou as propostas de melhorias com a criação de artefatos para acoplar nas latas de tintas.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Liege Dias Lannes Soares, Catiúcia Klug Schneiderhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4152Design, moda e sustentabilidade: relatos de experiências no ensino de modelagem zero waste (resíduo zero)2025-03-08T18:25:31+00:00Valdecir Babinski Júniorvj.babinski@gmail.comLuiz Fernando Gonçalves de Figueiredolffigueiredo2009@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como objetivo reunir relatos de experiência sobre o ensino de modelagem </span><em><span style="font-weight: 400;">zero waste </span></em><span style="font-weight: 400;">para demonstrar sua contribuição para uma formação pró-sustentabilidade. Metodologicamente, este trabalho pode ser entendido como uma pesquisa básica, de caráter descritivo e de natureza bibliográfica. Embora existam numerosos relatos sobre a técnica, selecionaram-se apenas dois, um de uma universidade estadunidense e outro de uma universidade europeia. Os achados permitiram entender como a modelagem </span><em><span style="font-weight: 400;">zero waste</span></em><span style="font-weight: 400;"> pode ser empregada para tornar prática e concreta a percepção que os estudantes de Design e Moda já possuem com relação à sustentabilidade. Ao ter criado peças de vestuário que, em seu processo de corte, não geraram resíduos sólidos têxteis além daqueles inevitáveis, o alunado pôde vislumbrar a potencialidade da técnica no desenvolvimento de artigos e coleções voltadas para o respeito ao meio ambiente e à sociedade e, consequentemente, obter conhecimentos que podem ser úteis em suas carreiras profissionais.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Valdecir Babinski Júnior, Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4153Um olhar para os catadores por meio do design social: projeto de uma campanha de valorização e conscientização sobre a geração e descarte de resíduos2025-03-08T18:32:44+00:00Dainá Xavier Bóriodainabx@gmail.comBruno Cruz Candidobrunocruz.candido@gmail.comMariana Piccolimarianap.piccoli@gmail.comDanieli Nejeliskidanielinejeliski@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O designer precisa compreender criticamente a sociedade para qual projeta e atender a demandas reais da população. Nesse sentido, o design social traz um olhar para pessoas colocadas à margem, construindo soluções que atendam necessidades, muitas vezes consequência da estrutura social desigual. O presente trabalho aborda a invisibilidade dos catadores de resíduos através do design social e apresenta uma campanha como forma de conscientizar e valorizar este grupo de pessoas. Utilizando a metodologia de Design Centrado no Ser Humano, foram desenvolvidos posts e cards para redes sociais, com informações sobre a separação adequada de resíduos e de valorização aos catadores. </span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Dainá Xavier Bório, Bruno Cruz Candido, Mariana Piccoli, Danieli Nejeliskihttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4155Tecidoteca do IFSul/CAVG: um espaço para aproveitamento de resíduos têxteis e aprendizados em um curso de design de moda2025-03-08T18:40:03+00:00Anah Elis Madeira Cardosoanaheliscardos@gmail.comGisele Dias Ferreira Adamgiseleadam05@gmail.comBeatriz Helena Viana Castrobeatrizcastro@ifsul.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo aborda a relação entre a poluição gerada pela indústria têxtil e do vestuário e as práticas de reaproveitamento promovidas pela Tecidoteca do IFSUL/CAVG. A pesquisa objetiva analisar os impactos ambientais da produção têxtil, a conexão entre poluição e desastres climáticos, e a importância de alternativas sustentáveis. Utiliza-se uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura, e a descrição de ações práticas realizadas pela Tecidoteca. Espera-se que este estudo destaque a relevância da Tecidoteca como um recurso educacional e social que promove a sustentabilidade no design de moda, formando uma nova geração de profissionais conscientes de seu impacto no meio ambiente.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Anah Elis Madeira Cardoso, Gisele Dias Ferreira Adam, Beatriz Helena Viana Castrohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4156Sistema produto-serviço para um design circular: relatos de experiências em ensino de design2025-03-08T18:46:00+00:00Guilherme Parolinguilherme.parolin@pucrs.brSilvia Trein Heimfarth Dappersilvia.dapper@pucrs.br<p><span style="font-weight: 400;">No contexto atual, onde a sustentabilidade e a economia circular assumem uma importância crescente, torna-se imperativo que os futuros profissionais de design estejam adequadamente preparados para desenvolver soluções que contribuam significativamente para um futuro mais sustentável. Este estudo apresenta uma análise detalhada de experiências pedagógicas que visam incorporar esses conceitos na formação acadêmica dos estudantes de Design. O artigo descreve a implementação dos conceitos de Sistema Produto-Serviço (SPS) e Design Circular no ensino de Design, utilizando para tanto a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). São relatados casos do desenvolvimento de propostas de SPS pelos estudantes da disciplina de Laboratório Interdisciplinar de Design IV do curso de Design da PUCRS com o objetivo de operacionalizar princípios de Design Circular em contextos do campus universitário. Este artigo oferece uma contribuição significativa para o ensino de Design, fornecendo um exemplo de aplicação de metodologia pedagógica eficaz para a formação de profissionais competentes para atuação em um contexto em que a sustentabilidade é requisito cada vez mais importante.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Guilherme Parolin, Silvia Trein Heimfarth Dapperhttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4157Escoteirando: estilizando com design de moda2025-03-08T18:50:59+00:00Giulia Minosso de Almeida Pirozigiuliaminosso@alunos.utfpr.edu.brRosimeiri Naomi Nagamatsunaomi@utfpr.edu.br Celso Tetsuro Suonosuono@utfpr.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">A oficina de extensão “Escoteirando: Estilizando com Moda” é um evento semestral realizado pelos estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Apucarana, em parceria com os Escoteiros do Brasil - Paraná, que visa apresentar de forma lúdica e interativa as áreas de conhecimento dos cursos da universidade. Este artigo foca nas duas últimas edições de oficinas desenvolvidas pelos discentes de Design de Moda, abordando aspectos da área de estudo do curso. A primeira oficina ensinou pontos manuais por meio da customização de bolsas transversais, utilizando a metodologia de Baxter, que se mostrou necessária para que os escoteiros realizassem a costura de suas insígnias nas fardas utilizadas. A segunda oficina, com o tema “Aventuras pelas Histórias do Brasil”, apresentou a lenda do boto-cor-de-rosa e envolveu a aplicação de botões de pressão em uma bolsinha confeccionada por discentes extensionistas voluntários, que também criaram um bolso externo bordado com a figura do boto. Além da atividade prática, os escoteiros assistiram a uma apresentação sobre a lenda. Assim, foi possível concluir que o projeto permite a difusão de conhecimentos relacionados ao Design de Moda, promovendo maior contato com os processos desenvolvidos e, consequentemente, um maior apreço por áreas ligadas à criatividade e ao design.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Giulia Minosso de Almeida Pirozi, Rosimeiri Naomi Nagamatsu, Celso Tetsuro Suonohttps://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro/article/view/4158Ecos da moda: a voz que ecoa a gestão criativa de resíduos2025-03-08T18:56:00+00:00Daniella Carla Gonçalves da Silvadangondesigner@gmail.comÂngelo Magalhães Silvaangelomagalhaes@ufersa.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Apresentam-se os resultados do projeto Ecos da Moda realizado na Escola Técnica Senai de Caruaru/PE, entre 2022 e 2024. Descreve-se o processo com 120 alunos em práticas de sustentabilidade envolvendo o reaproveitamento de resíduos têxteis, aplicando técnicas de costura como o </span><em><span style="font-weight: 400;">patchwork</span></em><span style="font-weight: 400;"> e o </span><em><span style="font-weight: 400;">upcycling</span></em><span style="font-weight: 400;">. Obteve-se competências profissionais destinadas à gestão responsável de resíduos para mitigar a poluição.</span></p>2025-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Daniella Carla Gonçalves da Silva, Ângelo Magalhães Silva