Mathematical knowledge for the teaching of inequations: a study with teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2588

Keywords:

Teaching of Mathematics, Algebra, Inequality, Content Pedagogical Knowledge

Abstract

This article refers to an excerpt of a research developed in the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching, whose objective was to investigate which knowledge for teaching is identified in the resolutions of activities related to inequalities, presented by a group of Mathematics teachers. The methodological design of this research is classified as a qualitative approach. The data collection was carried out through questionnaires, and the data analysis process was carried out through categories defined by the researcher based on mathematical knowledge for teaching Ball, Thames, Phelps (2008). With the results obtained, it was possible to verify the facilities and weaknesses of teachers with regard to teaching inequalities, as well as the manifestation of mathematical knowledge for them. We also understand that the work developed favors the observation of the fragility of teachers in some knowledge for teaching inequality, opening space for new research involving/proposing training - initial and/or continued - with regard to different algebraic approaches.

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Author Biographies

Tanara da Silva Dicetti, Universidade Franciscana

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana (UFN), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Professora de Matemática, no Colégio Divino Coração -Alegrete/RS. Licenciada em Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete/RS. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - (PIBID) pela CAPES de 2015 à 2017 e participou do projeto de extensão, MotivAção Pré-Universitário Popular, que oferece preparação gratuita para as Provas do ENEM, em 2017. Fez parte do projeto de extensão Ressignificando o ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos trabalhados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I numa turma de Magistério, que tem por objetivo proporcionar aos estudantes uma prática voltada a ressignificação do ensino e da aprendizagem da matemática trabalhados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, em 2018. Cursou dois semestres em 2014, de Licenciatura em Matemática na Fundação Universidade Federal do Pampa, Itaqui/RS, e neste tempo participou como bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - (PIBID). Como formação complementar é técnica em Informática e em Contabilidade, títulos obtidos nos anos de 2010 e 2012 respectivamente.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Maria e atualmente é professora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana de Santa Maria, RS.

Valdir Pretto, Universidade Franciscana

Doutor em Ciências da Educação pela Université Lyon 2 de Lyon - França. Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos - RS - Brasil. Tem Mestrado em Ciências da Educação - Université Lyon 2. Possui graduação Licence e Maitrise (Bachalerado) em Ciências da Educação - pela Université Lyon 2. Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Franciscana - UFN de Santa Maria - RS. Professor no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. No Programa de Graduação - Pedagogia. É membro do grupo Internacional de Pesquisa Aprendizagem, Didática, Autonomia e Tecnologia de Informação e de Comunicação - ADATIC e faz parte do laboratório de pesquisa UMR 5191 ICAR - ED 485 E.P.I.C. Universidade de Lyon. Membro da Comissão de Orientação Pedagógica na supervisão conjunta do acordo bilateral chamado Cotutela no âmbito de Cooperação Internacional, nível mestrado e doutorado, entre Brasil e França das Universidades Lyon 2, Universidade Franciscana - UFN e da Universidade de Caxias do Sul - UCS. O Pesquisador também disponibiliza seus trabalhos (Artigos; Comunicações; Capítulos de Livros; Tese) online em Francês e Português: L'URL da Homepage: http://hal.inria.fr/aut/valdir+pretto/ 

References

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Published

2021-09-15

How to Cite

da Silva Dicetti, T., Bisognin, E. ., & Pretto, V. . (2021). Mathematical knowledge for the teaching of inequations: a study with teachers. Educar Mais, 5(5), 1183–1202. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2588

Issue

Section

Articles