POR QUE A ESCOLA CONTINUA A MESMA?

O Artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Desafios da Organização Escolar no Ensino Fundamental I

Autores

  • Tamiris de Salles Bordinasso Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL Câmpus Passo Fundo
  • Mateus da Fonseca Capssa Lima Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL Câmpus Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4187

Palavras-chave:

Seriação, Ciclos de aprendizagem, Educação Básica., LDB, Gestão escolar.

Resumo

Este artigo analisa a estrutura da seriação escolar e suas implicações no ensino e na aprendizagem no ensino fundamental I, com foco no impacto do Artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96). A organização da escola em séries anuais, amplamente utilizada, é questionada por suas limitações no respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem dos estudantes. Dessa forma, a pesquisa explora alternativas, como os ciclos de aprendizagem, que possibilitam maior flexibilidade e personalização do ensino. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada na análise teórica sobre a evolução da estrutura escolar e as possibilidades abertas pela LDB para reorganizar a educação básica. O estudo destaca que, apesar das possibilidades legais, muitas escolas ainda mantêm a seriação tradicional, sem explorar plenamente os modelos alternativos. Argumenta-se que uma gestão escolar comprometida com a inovação pode contribuir para a implementação de práticas mais inclusivas e democráticas, alinhadas às necessidades educacionais contemporâneas. Por fim, o artigo ressalta a importância da formação continuada dos gestores e professores na construção de uma escola que priorize o desenvolvimento integral dos alunos.

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Biografia do Autor

Mateus da Fonseca Capssa Lima, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL Câmpus Passo Fundo

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Maria, na linha Migrações e Trabalho. Doutor em História pela UNISINOS. Atua principalmente nos seguintes temas: movimento estudantil, ditadura civil-militar e cinema.

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Publicado

2025-12-17

Como Citar

de Salles Bordinasso, T., & da Fonseca Capssa Lima, M. (2025). POR QUE A ESCOLA CONTINUA A MESMA? : O Artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Desafios da Organização Escolar no Ensino Fundamental I . Revista Ação E Reflexão, 3, 1–9. https://doi.org/10.15536/acaoereflexao.3.2025.4187

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS e CIÊNCIAS HUMANAS