A metodologia adotada para a construção de um banco de questões de geometria

Autores

  • Aline Silva De Bona IFRS - Campus Osório
  • José Domingos Meira Truylio Estudante de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.133-142.741

Palavras-chave:

Educação Matemática, Classificação, Atividade de Sala de Aula, Ensino de Matemática

Resumo

O trabalho apresenta a metodologia construída por uma professora e um licenciando em Matemática para desenvolver um banco de questões de geometria, segundo três tipos de enunciado e em três níveis de dificuldade. Tal banco de questões será parte integrante de um aplicativo que visa verificar previamente os conhecimentos dos estudantes ingressantes no ensino superior, particularmente, do curso de Licenciatura em Matemática do IFRS–Campus Osório. O objetivo do trabalho é compartilhar a forma de trabalho da seleção e classificação das questões a compor o banco. A metodologia é um relato de experiência de cunho qualitativo, e significativo a todos licenciando de matemática pelo apontamento do quanto é complexo e exige estudos construir atividades de sala de aula. As questões selecionadas são todas públicas, ou seja, compiladas a partir de processos seletivos públicos de nível médio. Aponta-se como resultado parcial a experiência de se planejar atividades desde a sua seleção, classificação e organização para um futuro docente, pois exige estudos de matemática e educação matemática, e essa ação será frequente na sua vida profissional de acordo com o ano da escola básica que selecionará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva De Bona, IFRS - Campus Osório

Professora de Matemática

Mestre Ensino de Matemática

Doutora em Informatica na Educação

Pos Doutora em Pscicologia da Aprendizagem

José Domingos Meira Truylio, Estudante de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Estudante de Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Osório

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

DE BONA, A. S.; TRUYLIO, J. D. M. A metodologia adotada para a construção de um banco de questões de geometria. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 133–142, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.133-142.741. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/741. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)