Atividade Experimental como Proposta de Formação de Aprendizagem Significativa no Tópico de Estudo de Soluções no Ensino Médio

Autores

  • Francisco Alberto Saraiva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Ana Karine Portela Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Aracati
  • Josiel Albino Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Caroline de Goes Sampaio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanau

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.194-208.424

Palavras-chave:

, ensino e aprendizagem em Química, atividade experimental, aprendizagem significativa.

Resumo

Como parte da dissertação em Ensino de Ciências e Matemática (ECM), o presente artigo investiga especificamente, indícios de Aprendizagem Significativa (AS) no ensino e aprendizagem em Química no tópico Estudo de Soluções (ES) adotando Atividade Experimental (AE). Para coleta de dados, foram aplicadas questões após as aulas teóricas e atividade experimental a estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. A análise dos dados leva a concluir que a AE, na abordagem do tópico de ES, contribui para aprendizagem significativa, pois os estudantes apresentaram evolução em suas respostas.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Alberto Saraiva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor da Educação Básica do ensino médio, lotado efetivamente na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2001. Especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Desenvolvimento Educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em 2011. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) 2015.

Ana Karine Portela Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Aracati

Professora do Instituto Federal Ceará (IFCE), Campus Aracati. Docente efetiva do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática do IFCE. Mestre e Doutora em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduada em Licenciatura Química pela UFC e Técnica em Química Industrial. Desenvolve atividades nas seguintes áreas: Ensino de Química, Educação Ambiental, Química Ambiental, Tratamento de Água Residuárias e Reúso.

Josiel Albino Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Professor da Educação Básica do ensino médio, lotado efetivamente na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). Possui Pós-graduação em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Especialização em Ensino de Química e Biologia; Especialização em Matemática e Física. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) 2015.

Caroline de Goes Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Maracanau

Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE. Atualmente, exerço o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Maracanaú (40 h/ DE), coordenadora de área do projeto PIBID e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MACIMAT/IFCE (acadêmico). No campo da pesquisa, desenvolvo trabalhos na área de atividade antioxidante de subprodutos de noni e manga, isolamento de substâncias orgânicas e adsorventes naturais para metais pesados e pesticidas. Além disso, desenvolvo pesquisas na área do ensino de Química, em ação com o projeto PIBID e programa de Pós graduação.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

SARAIVA, F. A.; VASCONCELOS, A. K. P.; LIMA, J. A.; SAMPAIO, C. de G. Atividade Experimental como Proposta de Formação de Aprendizagem Significativa no Tópico de Estudo de Soluções no Ensino Médio. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 194–208, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.194-208.424. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/424. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)