O ensino de Bioquímica

uma investigação com professores da rede pública e privada de ensino

Autores

  • Tiago Barboza Solner UNIVERSIDADE FRANCISCANA - UFN
  • Liana da Silva Fernandes Professora adjunta da Universidade Franciscana
  • Leonardo Fantinel Professor adjunto da Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.899-911.1591

Resumo

O presente artigo é um recorte do trabalho desenvolvido no mestrado intitulado “O Ensino de Bioquímica: Uma Proposta de Ensino a partir de uma Sequência Didática”, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIMAT) da Universidade Franciscana (UFN), e se insere no âmbito das pesquisas. Tem como objetivo investigar como está ocorrendo o Ensino de Bioquímica, do componente curricular de Química, do ensino médio em escolas da rede pública e privada de ensino na cidade de Santa Maria – RS. Essa pesquisa de caráter qualitativo e contou com a participação de oito professores, sendo quatro da rede pública e quatro da rede privada de ensino. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista do tipo semiestruturada. Após a análise das entrevistas concluiu-se que é necessário desenvolver estratégias, para que esses professores consigam abordar todo o conteúdo programático, possivelmente por meio de uma metodologia que dê o suporte necessário, a fim de colaborar com o melhoramento de alguns problemas mencionados durante a realização deste estudo, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, auxiliando, de maneira motivadora, os professores em exercício na Educação Básica.

Palavras-chave: Ensino de química; entrevistas; educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Barboza Solner, UNIVERSIDADE FRANCISCANA - UFN

Licenciado em Química e Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana. Atualmente Faz Especialização em Gestão Escolar -IFFAR Campus Júlio de Castilhos RS.

Liana da Silva Fernandes, Professora adjunta da Universidade Franciscana

Possui graduação em Química Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestrado em Química Orgânica, com enfâse em Síntese de Heterociclos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Doutorado em Química Orgânica, com enfâse em Síntese de Heterociclos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de compostos heterocíclicos nitrogenados, como: pirazóis, pirimidinas, isoxazóis, tetraidropiridinas, oxalopiridinas, hexaidroimidazopiridinas, heterociclos aza-condensados e ensino de química. Atualmente é professora adjunta da Universidade Franciscana ministrando aulas na graduação e pós-graduação.

Leonardo Fantinel, Professor adjunto da Universidade Franciscana

Possui graduação em Química Industrial (2001), Química Licenciatura (2006), mestrado (2004) e doutorado em Química Orgânica (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2008 atua como professor em diferentes cursos de graduação e a partir de 2015 no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECIMAT, na Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria-RS

Downloads

Publicado

2021-01-14

Como Citar

SOLNER, T. B.; FERNANDES, L. da S.; FANTINEL, L. O ensino de Bioquímica: uma investigação com professores da rede pública e privada de ensino. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 4, p. 899–911, 2021. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.899-911.1591. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1591. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas