Contribuições da Aprendizagem baseada em Projetos: análise da utilização do método em disciplina do Curso de Administração

Autores

  • Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.124-134.1493

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em projetos, administração de empresas, inovação na educação.

Resumo

O método Aprendizagem baseada em Projetos - ABP possibilita o desenvolvimento de habilidades relacionadas à resolução de problemas a partir da exploração das experiências e dos conhecimentos que os alunos trazem para a sala de aula, promovendo um ambiente cooperativo e o envolvimento dos alunos com a própria aprendizagem. Diante desta possibilidade, o objetivo deste artigo é compreender como a ABP pode contribuir para a aprendizagem dos alunos da disciplina de Estratégia Empresarial. Para tanto, o método foi utilizado durante um semestre com 44 alunos na turma do curso de Administração, sendo que os alunos deveriam desenvolver um planejamento estratégico para uma empresa selecionada. Os resultados apontam que o método atendeu as expectativas, uma vez que a maioria dos alunos se engajou no projeto e buscou apresentar soluções que integrassem os dados obtidos a partir da investigação realizada e dos temas trabalhados em sala de aula. Pode-se perceber, então, que a utilização de um método ativo que considere a experiência e protagonismo dos alunos facilita a aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos, PUCRS

Professora e Pesquisadora da Escola de Negócios da PUCRS

Doutorado em Administração pela Unisinos

Mestrado em Administração pela Unisinos

Bacharelado e Licenciatura em Bilogia pela Unisinos

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

SANTOS, A. C. M. Z. dos. Contribuições da Aprendizagem baseada em Projetos: análise da utilização do método em disciplina do Curso de Administração. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 124–134, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.124-134.1493. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1493. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas