Formação continuada em Educação Física escolar: ações, percepções e desafios da gestão educacional

Autores

  • Eliana Köhler Kröning Universidade Federal de Pelotas
  • Mario Renato Azevedo Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.671-684.1443

Palavras-chave:

Educação física, formação continuada, docentes, ensino.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a oferta de ações de formação continuada para professores da área da Educação Física na região sul do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva e caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Foram entrevistados oito professores e oito gestores de Educação Física escolar. A investigação revelou que a maioria dos municípios ofertou alguma modalidade de ação de formação continuada aos seus docentes no período de 2013 a 2015. Foi unânime, entre os gestores, a percepção da importância dessas ações para atualização e enriquecimento do trabalho docente. Porém, não houve consenso entre eles com relação ao alcance das metas traçadas no planejamento das ações nos seus municípios. Entre os docentes houve o mesmo reconhecimento sobre a importância das ações de formação continuada. Os professores relataram que tais ações resultaram em mudanças no seu fazer pedagógico.

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Publicado

2019-10-31

Como Citar

KRÖNING, E. K.; AZEVEDO, M. R. Formação continuada em Educação Física escolar: ações, percepções e desafios da gestão educacional. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 3, p. 671–684, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.671-684.1443. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1443. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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