Avaliação de sistemas de produção convencional, racionais integrados e orgânicos na cultura da cebola em cultivo convencional e de plantio direto

Autores

  • Francisco Olmar Gervini Menezes Júnior Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
  • Paulo Antônio de Souza Gonçalves Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
  • Leandro Luiz Marcuzzo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC/Campus Rio do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.95-113.1307

Palavras-chave:

Allium cepa, produção integrada, fitossanidade, florescimento, pós-colheita.

Resumo

O desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis é de fundamental importância para disponibilizar à população alimentos seguros ao consumo. O estudo foi realizado no município de Ituporanga-SC (27º38’S, 49º60’O, altitude de 475 m), em 2014 e 2015. O objetivo foi avaliar a produtividade (comercial total, classe 2, classe 3, e classe acima de 3), incidência de tripes, severidade de míldio, florescimento e armazenamento (perda pós-colheita), em sistemas de produção convencional, racionais integrados e orgânicos estabelecidos em cultivo convencional e de plantio direto. O cultivo em plantio direto aumenta a produtividade comercial total e da classe 3 em relação ao plantio convencional. A produtividade de bulbos da classe acima de 3 é maior em plantio direto. A produtividade comercial total e de bulbos da classe acima de 3 são superiores em tratamento convencional. A produtividade da classe 3 é similar entre tratamentos convencional e racional II em plantio direto. Maior formação de bulbos classe 2 é observada nos tratamentos orgânicos. A severidade de míldio foi superior em tratamentos orgânicos > racionais > convencional. O manejo fitossanitário utilizado no tratamento convencional é mais eficiente na redução da severidade de míldio em relação ao realizado nos racionais e orgânicos, e o empregado nos tratamentos racionais é mais eficiente em relação ao utilizado nos orgânicos. A incidência de tripes é menor em sistema de plantio direto. O florescimento é maior em plantio direto. Maiores perdas em pós-colheita ocorrem em plantio convencional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Olmar Gervini Menezes Júnior, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina / EPAGRI. Foi professor universitário (UFRGS e UERGS), pesquisador bolsista DCR-1(CNPq) e extensionista junto ao SENAR-RS e CODEVASF. Consultor ad hoc da FAPESC e FAPES, e dos periódicos Scientia Horticulturae, Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista Brasileira de Agroecologia, Revista de Ciências Agroveterinárias e Agropecuária Catarinense, entre outros. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura. Desenvolve pesquisas relacionadas a Produção Integrada e Orgânica de Cebola; Desenvolvimento de cultivares de batata; Avaliação de cultivares de Morango, Pepineiro e Brássicas; e Cultivo sem Solo do Morangueiro, Tomateiro e Pepineiro em Ambiente Protegido. Possui 90 trabalhos técnicos registrados no SEPROTEC (sistema de registro de publicações da Epagri) e 4 tecnologias no SETEC (sistemas de registro de tecnologias da Epagri). Desenvolveu 11 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Participa em 6 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN). Coordenou projetos, reconhecidos pela ONU - FAO e publicados na Plataforma de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável (http://www.boaspraticas.org.br/index.php/pt/), que proporcionaram o desenvolvimento do Sistema de Produção Integrada de Cebola junto ao MAPA. É membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária de Santa Catarina - CEPIB-SC/MAPA e Coordenador da Comissão Técnica para a Produção Integrada de Cebola - MAPA.

Paulo Antônio de Souza Gonçalves, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Entomologia) pela Universidade Federal de Lavras (1989) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Atua na função de pesquisador desde 1990 na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, Agricultura orgânica, Entomologia Agrícola. Trabalhos publicados e assessoria nos seguintes temas: manejo ecológico e orgânico de hortaliças com foco em cebola; Allium cepa; manejo ecológico de tripes, Thrips tabaci; agroecologia; agricultura orgânica; manejo ecológico de mosca-das-frutas, Anastrepha fraterculus; homeopatia vegetal. Atua em apoio técnico e assessoria em agroecologia a agricultores. Cursos de Agroecologia e Manejo de Pragas em Cebola para agricultores e técnicos. Possui registrado no sistema de publicações da Epagri (SEPROTEC) 192 trabalhos técnicos em publicações diversas (data 22/08/2018). Desenvolveu 5 produtos tecnológicos (substâncias em altas diluições) para manejo orgânico na cultura da cebola e 2 para rúcula com trabalhos publicados. Desenvolveu 23 processos ou tecnologias para hortaliças com trabalhos publicados. Realizou 166 produções técnicas entre, assessorias, apresentações diversas, trabalhos técnicos e mini-cursos. Participa em 8 projetos registrados no sistema de planejamento da Epagri (SEPLAN) (data 22/08/2018).

Leandro Luiz Marcuzzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC/Campus Rio do Sul.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1999), mestrado em Fitossanidade (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2002), doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2008) e pós-doutorado (Fitopatologia) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A - EPAGRI/Estação Experimental de Caçador (2009). Desde 2010 é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC/Campus Rio do Sul. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, sistema de previsão e manejo integrado de doenças. Pesquisador do Cnpq e Fapesc e orientador de iniciação científica PIBITI/Cnpq e PIBIC/Cnpq desde 2010. Pesquisador no sistema de produção integrada de tomate de mesa e da Produção Integrada de cebola. Membro da Comissão Técnica Nacional da Produção Integrada de Tomate de Mesa e Produção Integrada de cebola pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Membro da comissão estadual de produção integrada em Santa Catarina pela Superintendência Federal de Agricultura no Estado de Santa Catarina - SFA/SC. Desenvolveu o sistema de previsão da mancha bacteriana (Xanthomonas spp.) do tomateiro (disponível em http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/ menu: atividade agropecuária - tomate - alerta fitossanitário - mancha bacteriana); do míldio (Peronospora destructor) da cebola (disponível em http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/ menu: atividade agropecuária - cebola - alerta fitossanitário - míldio; da queima das pontas (Botrytis squamosa) da cebola (disponível em http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/ menu: atividade agropecuária - cebola - alerta fitossanitário - queima das pontas). Participou na implantação do sistema de previsão do míldio (Plasmopara viticola) da videira (disponível em http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/ menu: atividade agropecuária - videira - alerta fitossanitário - míldio) e da requeima (Phytophthora infestans) e pinta preta (Alternaria spp.) da batata (disponível em http://ciram.epagri.sc.gov.br/agroconnect/ menu: atividade agropecuária - batata - alerta fitossanitário - requeima/pinta preta). Projeto aprovado no edital universal do Cnpq em 2013. Em setembro de 2017 proferiu a palestra epidemiology and forecast system in tomato leaf disease in Santa Catarina state no 27 th soil borne plant disease symposium no Plant protection research institute ligado ao ministério da agricultura da África do Sul na cidade de Stellenbosch. Na ocasião esteve visitando campos de produção de maçã, cebola e amêndoa da ZZ2 Farming em cidades da província do Cabo ocidental e o departamento de fitopatologia da Stellenbosch university.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

MENEZES JÚNIOR, F. O. G.; GONÇALVES, P. A. de S.; MARCUZZO, L. L. Avaliação de sistemas de produção convencional, racionais integrados e orgânicos na cultura da cebola em cultivo convencional e de plantio direto. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 95–113, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.95-113.1307. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1307. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>