A introdução da ideia de razão através da Resolução de Problemas

Autores

  • André Lima Rodrigues Universidade Estadual de Londrina
  • Francielle Silva Gardin Universidade Estadual de Londrina
  • Bruno Rodrigo Teixeira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.361-371.1279

Palavras-chave:

Educação matemática, estágio curricular supervisionado, resolução de problemas, razão.

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma experiência com o ensino do conteúdo matemático Razão através da Resolução de Problemas, trazendo aspectos das fases de planejamento da aula e da regência em sala de aula. A experiência ocorreu no contexto do Estágio Curricular Supervisionado do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, com 15 alunos do 7º ano de uma escola pública da cidade, no ano de 2017. Teve como objetivo introduzir e explorar a ideia de razão e evidenciou que a escolha da abordagem de ensino, através da Resolução de Problemas, foi potencial para que o objetivo fosse atingido. Ainda, oportunizou que os alunos participassem ativamente da aula, e que os estagiários estudassem o conteúdo de maneira aprofundada, estabelecessem relações entre as diferentes estratégias dos estudantes e aprendessem mais sobre a abordagem de ensino e sobre o conteúdo matemático durante todo o processo, desde a elaboração do plano de aula até o momento da regência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Lima Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrando em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Francielle Silva Gardin, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Mestranda em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina.

Bruno Rodrigo Teixeira, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

RODRIGUES, A. L.; GARDIN, F. S.; TEIXEIRA, B. R. A introdução da ideia de razão através da Resolução de Problemas. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 361–371, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.361-371.1279. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1279. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas