O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: uma proposta envolvendo a Natureza da Ciência

Autores

  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica
  • Ana Paula Barbosa Martins Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.981-990.938

Palavras-chave:

Ensino de Ciências da Natureza, Natureza da Ciência, Educação Básica, História da Luz.

Resumo

Esse trabalho mostra algumas reflexões sobre as dificuldades e sobre os possíveis caminhos, muitas vezes árduos, que docentes das disciplinas de Ciências da Natureza têm de lidar e percorrer na busca de um ensino e de uma aprendizagem de Ciências que sejam significativos. Como proposta para contornar as dificuldades e de caminhos, é sugerida uma metodologia para o ensino das Ciências da Natureza, particularmente para o ensino da Física, que se baseia na abordagem da Natureza da Ciência nas aulas do segundo segmento do Ensino Fundamental. Na abordagem proposta deverá ser utilizada a História, exemplificando os desafios enfrentados por grandes nomes da Ciência até que se chegasse ao que é apresentado hoje como pronto, e também a contextualização do tema a ser ensinado, fazendo relações com o cotidiano, e abordando temas filosóficos e sociais. O trabalho é concluído apresentando uma proposta de abordagem histórica para o tema: Luz, a ser ensinado no nono ano do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica

Professora do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, PPGEB, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Formada em Física pela UERJ, Mestrado e Doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, na área de Teoria Quântica de Campos. Desde 2006 atua também nas áreas de História da Ciência, Formação de Professores, uso de Tecnologias de Comunicação e Informação em Sala de Aula e Ensino de Ciências em Espaços não Formais.

Ana Paula Barbosa Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ/Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica.

Mestranda do Programa de Pós-Gradução de Ensino em Educação Básica, PPGEB, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

DIAS DA SILVA MAIA PORTO, M. B.; BARBOSA MARTINS, A. P. O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza no Ensino Fundamental II: uma proposta envolvendo a Natureza da Ciência. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 981–990, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.981-990.938. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/938. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas