Uma abordagem das atividades experimentais no Ensino de Química: uso da flor Ixora Chinensi como indicador ácido-base

Autores

  • Marcelo Henrique Freitas Saraiva Guerra IFCE - Instituto Federal do Ceará
  • Ana Karine Portela Vasconcelos IFCE - Instituto Federal do Ceará
  • Eduardo da Silva Firmino IFCE - Instituto Federal do Ceará
  • Antônia Clarycy Alves Barros Nojosa IFCE - Instituto Federal do Ceará
  • Gabriela Clemente Brito Saldanha IFCE - Instituto Federal do Ceará
  • Caroline de Goes Sampaio IFCE - Instituto Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.834-847.926

Palavras-chave:

Indicador Natural, Atividades Experimentais, Ensino de Química

Resumo

As Atividades Experimentais (AE) surgem como um método qualitativo favorecedor da contextualização no Ensino de Ciências. Segundo Campos e Nigro (1999) as AE podem ser de quatro tipos: ilustrativas, descritivas, demonstrativas e investigativas. O mais importante por querer utilizar de uma AE não é o de apenas fazer experimentos, mas que ela venha a desenvolver uma visão crítica, que estimule o processo cognitivo do estudante e sirva como ferramenta no processo da aprendizagem. Nesta pesquisa, pretende-se oferecer uma alternativa simples, natural e de baixo custo para o ensino experimental de Química utilizando-se de uma planta facilmente encontrada no Brasil, as flores da Ixora chinensi. O material em questão é de fácil acesso pelos estudantes, pois faz parte do cotidiano deles, desta forma a AE reforça a contextualização do conteúdo de ácido-base, ajudando na melhor compreensão dos conteúdos. As AE fazendo uso com os indicadores foram realizados em uma escola de ensino médio e mostrou eficaz tanto com a função de indicar soluções ácido-base quanto como uma atividade investigativa, pois os estudantes conseguiram elaborar hipóteses e adquiriram um pensamento crítico-científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique Freitas Saraiva Guerra, IFCE - Instituto Federal do Ceará

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Pertence ao quadro de docente como professor de química na Secretaria da Educação Básica do Ceará, atuando na EEEP Professor Onelio Porto. Atualmente estudante de mestrado em Ensino de Ciências e Matemática na linha de pesquisa de Ensino de Química pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, química e aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

GUERRA, M. H. F. S.; VASCONCELOS, A. K. P.; FIRMINO, E. da S.; NOJOSA, A. C. A. B.; SALDANHA, G. C. B.; SAMPAIO, C. de G. Uma abordagem das atividades experimentais no Ensino de Química: uso da flor Ixora Chinensi como indicador ácido-base. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 834–847, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.834-847.926. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/926. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)