O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações

Autores

  • Ricardo Augusto de Oliveira Mestrando e Pesquisador voluntário na UNEMAT de Barra do Bugres - MT
  • William Vieira Gonçalves UNEMAT de Barra do Bugres - MT
  • Diego Piasson UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.466-484.892

Palavras-chave:

Ensino, GeoGebra, Cálculo, Derivada.

Resumo

O presente trabalho aborda um Mapeamento de produções que tratam da temática “Ensino de Cálculo Diferencial e Integral com o uso do software GeoGebra”, no âmbito do Projeto de Pesquisa: Tecnologias Digitais para formação inicial e continuada de professores de matemática, que se desenvolve junto a UNEMAT polo de Barra do Bugres – MT, e como parte de um Projeto de Dissertação do autor, a fim de contribuir com as pesquisas elencadas, que tem como um de seus propósitos, formular parâmetros de atividades e designer de curso para o ensino de matemática. Realiza buscas em 05 Bases de Dados científicos nacionais e internacionais, dos textos encontrados apresentamos uma síntese de cada, direcionadas para responder as questões norteadoras da pesquisa que se apresentam na introdução. Ainda uma tabela com algumas das informações coletadas, e conclui que apesar de haver variedade de abordagem do GeoGebra para o ensino de Cálculo, ainda não há um consenso ou um parâmetro adotado pela academia, o que fica mais evidente quando direcionamos a pesquisa para abordar o ensino da Derivada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Oliveira, Mestrando e Pesquisador voluntário na UNEMAT de Barra do Bugres - MT

Licenciado em Matemática pela UNEMAT, Bacharel em Administração Pública pela UAB/UFMT, Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela UCAMPROMINAS, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT, Pesquisador voluntário do Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais para formação inicial e continuada de
professores de matemática; que se desenvolve junto a UNEMAT polo de Barra do Bugres - MT.

William Vieira Gonçalves, UNEMAT de Barra do Bugres - MT

Licenciado em Matemática (UFMT, 2001), Especializado em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino (UFMT, 2003), Mestre em Educação com ênfase a Educação em Ciências (UFMT, 2007) e Doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática (UNESP, 2016). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/ Barra do Bugres. Atualmente tem como principais interesses, pesquisa e extensão em atividades correlacionadas ao ensino de Ciências e Matemática junto aos softwares Moodle, GeoGebra e Scratch.

Diego Piasson, UNEMAT

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2008) e Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, coordenador do CTMAT - Centro Tecnológico de Mato Grosso, líder do Grupo de Pesquisa em Modelagem Matemática e Pesquisa Operacional, e professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

OLIVEIRA, R. A. de; GONÇALVES, W. V.; PIASSON, D. O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 466–484, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.466-484.892. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/892. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra