Relato de uma experiência: explorando conceitos de Geometria Analítica com o uso de animações no Geogebra

Autores

  • Carlene Fonseca de Moraes Escola Municipal de Ensino Fundamental João de Deus Collares
  • Bárbara Denicol do Amaral Rodriguez Universidade Federal do Rio Grande
  • Cristiana Andrade Poffal Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.333-349.792

Palavras-chave:

Animação, Ensino Médio, Geometria Analítica, GeoGebra

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de uma atividade (modelo de construção e animação de um carro) realizada pelos alunos, utilizando o software GeoGebra. O objetivo desta atividade foi colaborar para o ensino de Geometria Analítica, estudado no Ensino Médio. Ela inclui conceitos relacionados ao ponto (distância entre dois pontos, o ponto médio de um segmento, entre outros), à reta (equação geral, ponto de interseção entre duas retas, entre outros) e à circunferência (equação reduzida, posições relativas entre uma reta e uma circunferência, entre outros). Análises feitas, após a realização da atividade, mostraram que a construção da animação contribuiu para o ensino de Geometria Analítica, além de proporcionar aos alunos uma participação ativa na construção do seu conhecimento. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

DE MORAES, C. F.; DO AMARAL RODRIGUEZ, B. D.; POFFAL, C. A. Relato de uma experiência: explorando conceitos de Geometria Analítica com o uso de animações no Geogebra. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 333–349, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.333-349.792. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/792. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)