Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química

Autores

  • Rafaela Alves de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba - Campus Sousa
  • Anderson Savio de Medeiros Simões Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa http://orcid.org/0000-0003-2506-8020

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.5-24.573

Palavras-chave:

Metodologia da problematização, Drogas, Ensino de química.

Resumo

A metodologia da problematização é algo transformador que desperta a curiosidade do aluno e o desafia a observar a realidade, entender e modificá-la. Assim, o aluno consegue encontrar um estímulo para aprender, no qual o professor é o mediador do conhecimento nessa educação problematizadora. O estudo teve como objetivo analisar a utilização da metodologia da problematização nas aulas de química, em uma turma do 3° ano do ensino médio, analisando o desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos de química presentes no tema: as drogas. A investigação ocorreu de forma qualitativa com fins descritivos e explicativos na abordagem do problema, com aplicação de questionários como instrumento de coleta de dados, para analisar o conhecimento dos estudantes no início e final do estudo. O processo de intervenção foi realizado nas aulas de química aplicando as etapas do Arco de Maguerez, no qual ocorreu em cinco momentos: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade. Ao ser executada essa metodologia, verificou- se que os alunos adquirem estímulos para aprenderem com aulas problematizadoras através de um tema social.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Savio de Medeiros Simões, Instituto Federal de Educação, Ciência e de Tecnologia da Paraíba - Campus João Pessoa

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), graduação em Química - Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba (2011), mestrado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Atualmente é professor adjunto nível I da Faculdade Anglo Americano JP e professor efetivo nível D do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

ANDRADE, R. A. de; SIMÕES, A. S. de M. Drogas: uma proposta de metodologia da problematização no Ensino de Química. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 5–24, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.5-24.573. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/573. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra