O Currículo do Ensino Fundamental: reflexão, formação e ação na Rede Municipal de Ensino de Camaquã/RS

Autores

  • Liliane Vargas Sampaio Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFSUL Campus Camaquã
  • Josué Michels IFSUL Câmpus Charqueadas ULBRA Universidade Luterana do Brasil http://orcid.org/0000-0001-9915-1244

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.102-118.543

Palavras-chave:

currículo, supervisão, formação, ensino e aprendizagem

Resumo

Sabemos que é dever de cada Sistema de Ensino viabilizar alternativas e possibilidades para que, em conformidade com suas escolas, possa repensar constantemente sua prática. Isso implica em pensar as finalidades de seu Projeto Educacional, seus principais objetivos e meios para atingi-los; implica pensar um Currículo Escolar que seja adequado para as diferentes realidades locais, promova o desenvolvimento integral dos alunos e construído na coletividade. Nessa proposta de trabalho realizamos um estudo sobre o Currículo da Rede Municipal de Ensino de Camaquã-RS, com 16 supervisores educacionais, no intuito de verificar se o Currículo que hoje é desenvolvido pelas escolas está de acordo com as necessidades de cada comunidade escolar e é significativo para os estudantes. A pesquisa utilizou como metodologia o grupo focal, cujo material produzido foi analisado e dividido em duas categorias: o conceito de currículo; e o currículo que temos e que queremos.  As categorias possibilitaram o entendimento da visão dos supervisores a respeito do que é Currículo, da proposta que existe e daquela que necessitam implementar com vistas ao aprimoramento da prática de ensino oferecido nas escolas municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josué Michels, IFSUL Câmpus Charqueadas ULBRA Universidade Luterana do Brasil

Graduado em Ciências Biológica. Mestre em Biologia Vegetal. Professor do Ensino Básico e Tecnológico do IFSUL Campus Camaquã. Doutorando em Ensino de Ciência e Matemática

Downloads

Publicado

2018-03-01

Como Citar

FERREIRA, L. V. S.; MICHELS, J. O Currículo do Ensino Fundamental: reflexão, formação e ação na Rede Municipal de Ensino de Camaquã/RS. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 1, p. 102–118, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.102-118.543. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/543. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.