Lino: game eletrônico para auxiliar na educação ambiental de crianças em idade escolar

Autores

  • Aldo Nascimento Pontes Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Fatec
  • Israel Freitas Mendes Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Fatec
  • Maria das Graças J. M. Tomazela Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Fatec

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.136-148.454

Palavras-chave:

Educação Ambiental, jogos eletrônicos, conhecimento.

Resumo

O caráter lúdico dos games, nas últimas décadas, tem mostrado seu rico potencial na dinamização de processos de ensino-aprendizagem. Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que desenvolveu um game eletrônico para auxiliar na Educação Ambiental de crianças em idade escolar. Assim, por meio de uma pesquisa experimental, desenvolveu-se e implementou-se o jogo Lino, o qual foi submetido a uma avaliação de funcionalidades.  Os resultados mostraram que o Lino representa um caminho lúdico, agradável e didático para expandir a conscientização e a atitude das crianças sobre a questão ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldo Nascimento Pontes, Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba - Fatec

Doutor em Educação (área: Didática, teorias de ensino e práticas escolares) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP (2010); mestre em Educação (área: Educação, ciência e tecnologia) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003), especialista em didática da língua portuguesa - FSL (1999), graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1998). É professor Ref. III da Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba-SP. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação (EaD), Formação de Professores, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica, Leitura e Produção de Textos, Comunicação Empresarial. Atualmente dedica-se ao estudo do tema: Metodologias das pesquisas científica e tecnológica e Formação de professores. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

PONTES, A. N.; MENDES, I. F.; TOMAZELA, M. das G. J. M. Lino: game eletrônico para auxiliar na educação ambiental de crianças em idade escolar. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 136–148, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.136-148.454. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/454. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas