Os desafios da escola contemporânea: enunciações de uma professora da rede pública de educação

Autores

  • Michele Roos Marchesan Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS. http://orcid.org/0000-0001-6169-2336
  • Marli Teresinha Quartieri Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.
  • Rogério José Schuck Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.
  • Suzana Feldens Schwertner Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.304-319.415

Palavras-chave:

Crise da Escola Moderna, Contemporaneidade, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo averiguar os desafios da escola Contemporânea, por meio da articulação entre referencial teórico e análise dos dados produzidos por uma professora da rede pública de educação. A investigação, de cunho qualitativo, envolveu uma professora da rede pública de educação, que atua em duas instituições de ensino no município de Lajeado – RS. Para a produção dos dados utilizou-se dois meios, a entrevista semiestruturada, constituída por dez questões, sendo a última a produção de uma imagem que apresentasse os desafios da escola na contemporaneidade. Por meio do estudo realizado, foi possível identificar como desafios da escola na contemporaneidade a necessidade de superar o descompasso e a incompatibilidade entre a escola e a sociedade e entre a escola e os alunos. Ademais, os resultados também apontam sobre a necessidade de se refletir na escola sobre os processos de ensinar e aprender, levando-se em conta os avanços e as transformações que ocorrem na sociedade contemporânea, partindo de uma perspectiva de formação de professores construída dentro da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele Roos Marchesan, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado/RS.

Licenciada em Pedagogia - FAPA.

Especialista em Gestão de Instituições de Ensino - FAPA.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino no Centro Universitário UNIVATES.

Membra do Projeto de Pesquisa "Mestrados para a Formação de Docentes: um locus de (re)construção e de aprendizagem" - UNIVATES.

Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul Câmpus Lajeado.

Marli Teresinha Quartieri, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

Doutora em Educação (UNISINOS) 

Rogério José Schuck, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

Doutor em Filosofia (PUCRS)

Suzana Feldens Schwertner, Centro Universitário - UNIVATES Lajeado/RS.

Doutora em Educação (UFRGS)

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

MARCHESAN, M. R.; QUARTIERI, M. T.; SCHUCK, R. J.; SCHWERTNER, S. F. Os desafios da escola contemporânea: enunciações de uma professora da rede pública de educação. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 304–319, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.304-319.415. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/415. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)