Currículo de Graduação em Pedagogia em busca da emancipação através da práxis

Autores

  • Priscila Juliana da Silva Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.74-84.251

Palavras-chave:

Educação, Formação de Professores, Currículo, Pedagogia, Emancipação,

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão baseada em referências bibliográficas que contemplam teorias e pesquisas sobre o currículo e as teorias sociológicas sobre emancipação com o objetivo de compreender os diversos aspectos que atuam na formação dos pedagogos e pedagogas. Assim, buscamos classificar e enquadrar os currículos de graduação em pedagogia no modelo de Basil Bernstein que nos possibilita encontrar elementos reprodutores e emancipatórios através da dualidade e/ou relação dialética entre teoria e prática.

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Biografia do Autor

Priscila Juliana da Silva, Instituto Federal de Santa Catarina

Pedagoga no instituto Federal Santa Catarina - Campus Jaraguá do Sul.

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Publicado

2015-12-04

Como Citar

DA SILVA, P. J. Currículo de Graduação em Pedagogia em busca da emancipação através da práxis. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 1, p. 74–84, 2015. DOI: 10.15536/thema.12.2015.74-84.251. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/251. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas