CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS BINACIONAIS: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE LÍNGUAS

Autores

  • Cristina Bohn Citolin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.103-117.219

Palavras-chave:

Cursos Técnicos Binacionais. Ensino de língua. Currículo. Avaliação.

Resumo

Este estudo apresenta recorte de pesquisa realizada junto a cursos técnicos binacionais de Informática para Internet e de Controle Ambiental. Apresentam-se aspectos sobre o currículo e práticas de avaliação da aprendizagem desenvolvidas por docentes da área de línguas dos dois cursos. Os dados revelaram que a avaliação é vista como processual e contínua, o trabalho coletivo e colaborativo é identificado como fortalecedor das relações entre as professoras, da formação docente e da construção de processos educativos que alcançam bons resultados. Há afinamento das concepções de língua e ensino das docentes. Os currículos dos cursos são orientados ao reconhecimento da cultura, identidade e da variedade linguística da fronteira.

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

CITOLIN, C. B. CURRÍCULO E AVALIAÇÃO EM CURSOS TÉCNICOS BINACIONAIS: PRÁTICAS E CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE LÍNGUAS. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 2, p. 103–117, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.103-117.219. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/219. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes