Movimento paraolímpico brasileiro nos ensejos da pandemia de COVID-19: isolamento social e representações sociais na mídia digital

Autores

  • Giandra Anceski Bataglion Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.70-91.1840

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência, atletas paraolímpicos, esporte paraolímpico, Coronavírus, quarentena.

Resumo

Este estudo buscou averiguar as representações sociais acerca do esporte paraolímpico nacional diante da pandemia de COVID-19 nas notícias veiculadas pelo site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Foram catalogadas as notícias do período de 16 de março ao dia primeiro de junho de 2020. A análise das informações evidenciou que a pandemia suscitou, inicialmente, a suspensão das atividades do Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro. A partir disto, uma série de estratégias digitais foi adotada pelo CPB sendo, primeiramente, as “Lives com Profissionais da Natação Paralímpica” e o “Programa de Acompanhamento aos Atletas em Quarentena”. Após o período aproximado de um mês, novas ações foram apresentadas, com destaque para duas: “Live Paralímpica” e “Live #Tamo Junto”. Ademais, foi lançado o “Programa Movimente-se”. Também foram noticiados casos de falecimento e de doping de atletas paraolímpicos, nota de repúdio a humoristas, dentre outras atualizações do cenário paraolímpico mundial. Notou-se que o CPB procurou, pelos meios digitais, manter ativo o movimento paraolímpico brasileiro, exercendo proeminente papel às representações sociais que circundam a pessoa com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giandra Anceski Bataglion, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Como Citar

ANCESKI BATAGLION, G.; ZARPELLON MAZO, J. Movimento paraolímpico brasileiro nos ensejos da pandemia de COVID-19: isolamento social e representações sociais na mídia digital. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 70–91, 2020. DOI: 10.15536/thema.V18.Especial.2020.70-91.1840. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1840. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)