Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul

Autores

  • Christiano Nogueira Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.70-85.179

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Física.

Resumo

Neste trabalho investigou-se os fundamentos filosóficos sobre Educação Ambiental de licenciandos em Física do IFSul. Metodologicamente tratou-se do estudo com base em três linhas que direcionam o pensamento ambiental: Pragmática, Positivista e Crítica e Emancipatória. Aplicou-se um questionário para verificar a(s) tendência(s) a 12 estudantes que representam 43% do total. Os resultados mostram uma forte tendência a um pensamento positivista para uma Educação Ambiental para a solução de problemas ambientais. Também de forma significativa se verificou uma visão pragmática da Educação Ambiental e finalmente se verificou “ruídos” de fundamentos filosóficos relacionados a um pensamento da perspectiva crítica e emancipatória.

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Publicado

2014-07-09

Como Citar

NOGUEIRA, C. Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 70–85, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.70-85.179. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/179. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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