Fisioterapia e a educação em saúde

as tecnologias educacionais digitais como foco

Autores

  • Maria Bethânia Tomaschewski Bueno
  • Mateus Moreira Bueno
  • Maria Isabel Giusti Moreira Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.675-685.1594

Palavras-chave:

Ensino em saúde, Educação Híbrida, Tecnologias em saúde, Especialidades em fisioterapia, Ensino superior.

Resumo

A educação tem se dinamizado frente a uma sociedade cada vez mais tecnológica, nesse sentido a área da saúde no que tange o âmbito educacional, necessita integrar esses recursos tecnológicos em seus contextos. O objetivo deste estudo foi refletir, por meio da literatura, quais são as tecnologias educacionais utilizadas pela fisioterapia, com a problematização: Quais são as tecnologias educacionais digitais utilizadas pela área da fisioterapia na educação em saúde?. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a de revisão de literatura, com caráter descritivo, qualitativo, com os descritores: ‘fisioterapia’, ‘tecnologias’, ‘tecnologia educacional’, ‘educação em saúde’ e as bases de dados pesquisadas foram a SciELO, LILACS e Portal de periódicos da CAPES, sem delimitação do período de publicação. Dos 260 documentos encontrados, apenas três estavam de acordo com o objetivo. As tecnologias educacionais digitais encontradas foram vídeo, multimídia e simulação. Em suma, esta pesquisa evidenciou que há um número limitado na literatura de pesquisas da área da fisioterapia se utilizando de tecnologias educacionais digitais, seja de criação, desenvolvimento e/ou validação das mesmas. Acredita-se ser necessário expandir essas pesquisas, não somente em vislumbrar novas práticas em educação em saúde, mas pelas possibilidades que essas tecnologias ofertam em relação a sua intangibilidade.

Palavras-chave: Ensino em saúde; educação híbrida; tecnologias em saúde; especialidades em fisioterapia; ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Mestranda em Ciências e Tecnologias da Educação, pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias Sul-Rio-Grandense - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça, RS, Brasil.

Graduada em Fisioterapia na Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS, Brasil.

https://orcid.org/0000-0002-6394-9702

 

Mateus Moreira Bueno

Graduado em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, RS, Brasil

Doutora em Computação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Câmpus Pelotas – Visconde da Graça, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

BUENO, M. B. T.; BUENO, M. M.; MOREIRA, M. I. G. Fisioterapia e a educação em saúde: as tecnologias educacionais digitais como foco. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 3, p. 675–685, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.675-685.1594. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1594. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas