Avaliação da qualidade da água subterrânea na zona rural do município de Pelotas, RS

Autores

  • Samanta Tolentino Cecconello Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Praça Vinte de Setembro, 455, Pelotas/RS.
  • Luana Nunes Centeno Universidade Federal de Pelotas
  • Diuliana Leandro Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.57-73.1558

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, GOD, poços rasos, análise de agrupamentos.

Resumo

Na zona rural as águas subterrâneas ainda são as fontes mais utilizadas para abastecimento humano. Sendo que a qualidade destas águas está relacionada com as diversas atividades existentes no entorno das fontes de captação de água. Este estudo teve como objetivo mapear a vulnerabilidade natural à contaminação das águas subterrâneas pelo método GOD, caracterizar a qualidade da água oriunda de fontes individuais de água para consumo humano na zona rural do município de Pelotas/RS, identificando as possíveis fontes de poluição. Foram analisados cinco poços rasos durante os meses de fevereiro a junho de 2018. As variáveis de qualidade da água analisadas foram turbidez, nitrogênio amoniacal, cloretos, potencial hidrogeniônico, coliformes totais, coliformes fecais, temperatura da água, sólidos dissolvidos totais e condutividade elétrica. Os resultados foram comparados com os padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria do Ministério da Saúde nº 05/2017. Concluiu-se que os pontos analisados se encontram em áreas de média vulnerabilidade natural e que nos cinco pontos, houve variação ao longo do tempo na qualidade da água subterrânea, sendo consideradas impróprias para consumo humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanta Tolentino Cecconello, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Câmpus Pelotas. Praça Vinte de Setembro, 455, Pelotas/RS.

Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas. Docente dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas.

Luana Nunes Centeno, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Recursos Hídricos pela Unversidade Federal de Pelotas.

Diuliana Leandro, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(2013). Docente da Universidade Federal de Pelotas , Brasil.

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

CECCONELLO, S. T.; CENTENO, L. N.; LEANDRO, D. Avaliação da qualidade da água subterrânea na zona rural do município de Pelotas, RS. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 57–73, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.57-73.1558. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1558. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)