Avaliação de cultivares de morangueiro dias neutros “Albion” e “San Andreas” sob cultivo semi-hidropônico no Alto Vale do Itajaí – SC

Autores

  • Francisco Olmar Gervini Menezes Júnior Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri
  • João Vieira Neto Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.845-854.1531

Palavras-chave:

Fragaria x ananassa, cultivo fora solo, soma-térmica.

Resumo

O cultivo semi-hidropônico do morangueiro é uma atividade em expansão no Alto Vale do Itajaí – SC, sendo escassas informações relacionadas ao comportamento de cultivares para esta região. Para subsidiar técnicos e agricultores familiares que se dedicam ao cultivo do morangueiro foi instalado na Epagri – EEItuporanga/SC, nos anos de 2015 e 2016, um ensaio experimental em sistema semi-hidropônico em bancadas horizontais. Os tratamentos foram dois cultivares “Albion” e “San Andreas”. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2 x 2, com seis repetições. Avaliaram-se os componentes precocidade e produção. Não há diferença na biomassa total de frutos por planta entre os cultivares Albion e San Andreas; San Andreas apresenta maior precocidade que Albion e produz maior biomassa total de frutos em setembro; Albion se encontra menos adaptado a temperaturas mais elevadas e produz frutos com maior peso médio; o aumento do número de frutos concorre para a redução do peso médio de frutos nos cultivares. Conclui-se que os cultivares Albion e San Andreas podem ser indicados para o cultivo na região do Alto Vale do Itajaí e que a escolha do cultivar dependerá da precocidade e características de fruto (peso) desejadas pelo produtor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Olmar Gervini Menezes Júnior, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Possui graduação em Engenharia Agronômica (1994), mestrado (1998) e doutorado (2003) em Produção Vegetal pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (FAEM) - Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e especialização (2010) em Cultura de Tecidos Vegetais pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente é Agente Técnico de Formação Superior IV - Pesquisador em Olericultura da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.? EPAGRI. Foi professor universitário (UFRGS e UERGS), pesquisador bolsista DCR-1(CNPq) e extensionista junto ao SENAR-RS e CODEVASF. Consultor ad hoc da FAPESC e FAPES, e dos periódicos Scientia Horticulturae, Horticultura Brasileira, Ciência Rural, Revista Brasileira de Agroecologia, Revista de Ciências Agroveterinárias e Agropecuária Catarinense. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Olericultura. Desenvolve pesquisas relacionadas a Produção Integrada e Orgânica de Cebola - Allium cepa; Desenvolvimento de cultivares de batata - Solanum tuberosum; e Cultivo sem Solo do Morangueiro - Fragaria x ananassa - em Ambiente Protegido. Coordenador do projeto Produção Integrada de Cebola para o Estado de Santa Catarina. Membro da Comissão da Produção Integrada Agropecuária em Santa Catarina - CEPIB-SC/MAPA.

João Vieira Neto, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1994), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agropecuária) pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Foi professor titular de Estatística na Universidade Comunitária Regional de Chapecó - SC (1998-2006), pesquisador da Epamig - MG (2006-2010) na área de produção vegetal e experimentação agrícola. Atualmente trabalha na Epagri/Estação Experimental de Ituporanga - SC. Foi bolsista do ?Programa Pesquisador Mineiro? fomentado pela Fapemig (2008-2010), com recebimento de auxílio com cota financeira mensal.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

MENEZES JÚNIOR, F. O. G.; VIEIRA NETO, J. Avaliação de cultivares de morangueiro dias neutros “Albion” e “San Andreas” sob cultivo semi-hidropônico no Alto Vale do Itajaí – SC. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 4, p. 845–854, 2020. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.845-854.1531. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1531. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)