Reflexões acerca da articulação entre o trabalho e a educação profissional e tecnológica no Brasil

Autores

  • Dirno Vilanova da Costa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUI

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V16.2019.435-446.1427

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, formação, trabalho.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica relaciona-se diretamente ao trabalho. Este, enquanto produtor do ser humano, torna-se a categoria central do materialismo histórico- dialético defendido por Karl Marx. O objetivo deste artigo, que é parte de pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Federal do Piauí, é refletir sobre a formação via EPT, constituída sob os pressupostos de uma formação tecnicista ou de formação integral do estudante/trabalhador. Para entender esse processo formativo, parte-se do questionamento: qual a relação entre as perspectivas de formação e concepção de trabalho tem mediado à formação de trabalhadores no Brasil? Propõe-se explicar a problemática apresentada pelas categorias trabalho e educação que estão ancoradas concepção da pedagogia histórico-crítica e nos pressupostos do materialismo histórico dialético. Para tanto, essa análise ancora-se, sobretudo, nos trabalhos de Marx; Saviani e Duarte; Frigotto, Ciavatta e Ramos; Manacorda; Santos; entre outros autores que discutem a temática em epígrafe, além de legislações e documentos oficiais, a exemplo da Lei 9394/1996 e do Decreto 5154/2004. Ao final, constatou-se que embora a formação via Educação Profissional e Tecnológica no Brasil tenha alcançado saltos qualitativos durante o percurso histórico, ainda prevalece uma formação técnica que necessita avançar no âmbito da formação crítica e emancipatória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirno Vilanova da Costa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUI

Possui Licenciatura Plena em PEDAGOGIA pela Universidade do Piauí(UESPI) . Possui Especialização em Docência do Ensino Superior (2011) e em PROEJA (2014) e Bacharelado em Administração(FLATED). É Pedagogo do Instituto Federal do Piauí- Campus de São Raimundo Nonato -PI. Tem experiência na área Docência, Supervisão e Coordenação Pedagógica. Atualmente é Mestrando da Universidade Federal do Piauí na área de Educação - Linha: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Pesquisa "As Significações produzidas pelos professores do IFPI acerca da Educação Profissional e Tecnológica  no Brasil

 

Downloads

Publicado

2019-07-26

Como Citar

COSTA, D. V. da. Reflexões acerca da articulação entre o trabalho e a educação profissional e tecnológica no Brasil. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 435–446, 2019. DOI: 10.15536/thema.V16.2019.435-446.1427. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1427. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.