Demonstrações com Geogebra como atividades de ensino de matemática

Autores

  • Ricardo Augusto de Oliveira Mestrando e Pesquisador voluntário na UNEMAT de Barra do Bugres - MT
  • William Vieira Gonçalves Unemat

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.149-162.1119

Palavras-chave:

GeoGebra, Demonstrações matemáticas, Derivada.

Resumo

No presente trabalho temos por objetivo analisar os trabalhos publicados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) a respeito do uso do GeoGebra em atividades de estudo e ensino de Matemática, com a proposta de identificar características de seu uso em situações de ensino na abordagem de conteúdos, dentre os quais procurávamos indicações sobre o conceito de Derivada. Para tanto, utilizamo-nos da pesquisa qualitativa através do mapeamento destas obras no período de 2010 a 2018, onde identificamos cinco dissertações com nenhuma referência à abordagem do conteúdo de Derivada, nenhuma utilização do recurso de cálculos simbólicos do GeoGebra (janela CAS) e pouca utilização do recurso da linguagem LaTex na abordagem simbólico/algébrica das atividades matemáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Oliveira, Mestrando e Pesquisador voluntário na UNEMAT de Barra do Bugres - MT

Licenciado em Matemática pela UNEMAT, Bacharel em Administração Pública pela UAB/UFMT, Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar pela UCAMPROMINAS, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UNEMAT, Pesquisador voluntário do Projeto de Pesquisa Tecnologias Digitais para formação inicial e continuada de
professores de matemática; que se desenvolve junto a UNEMAT polo de Barra do Bugres - MT.

William Vieira Gonçalves, Unemat

Professor Dr na Unemat de Barra do Bugres - MT

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

OLIVEIRA, R. A. de; GONÇALVES, W. V. Demonstrações com Geogebra como atividades de ensino de matemática. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 149–162, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.149-162.1119. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1119. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas