Ensino híbrido com a utilização da plataforma Moodle

Autores

  • Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz UFN
  • Janilse Fernandes Nunes UFN
  • Iuri Lammel Marques UFN
  • Nelson Luiz Reyes Marques UFN

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1175-1186.1070

Palavras-chave:

Metodologias Ativas, Ensino híbrido, Moodle, Aula invertida.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo evidenciar uma experiência com o uso de metodologias ativas, mediadas pelas Tecnologias Digitais (TDs). A iniciativa foi motivada na disciplina Tecnologia de Informação e Comunicação no ensino de Ciências e Matemática, que cursamos no Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana - UFN. A proposta de trabalho foi baseada em uma metodologia de ensino híbrido, na disciplina de Mecânica Analítica, fundamentada em um modelo pedagógico em Ensino a Distância (EaD) de Behar (2013), que consiste em conteúdos e em aspectos organizacionais, metodológicos e tecnológicos, bem como no ensino híbrido popularizado por Bergman e Sams (2016). Dessa forma, foi elaborado e estruturado um trabalho que pudesse envolver os estudantes do oitavo semestre do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Pelotas Visconde da Graça, em atividades que envolvessem o ensino híbrido com a utilização do recurso tecnológico Moodle. Tivemos como ponto de partida o conteúdo programático Dinâmica Hamiltoniana, do currículo de Licenciatura em Física, tendo sido programadas atividades que envolvessem o conteúdo específico da disciplina. Para esse fim, foram aplicadas videoaulas on-line do Youtube, com explicações detalhadas do conteúdo e das resoluções das atividades, que do mesmo modo traziam o debate para sala de aula, no Campus, em encontros presenciais ou em fóruns no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A experiência vivenciada por meio da prática com ensino híbrido propiciou um processo de construção do conhecimento em rede, por possibilitar a diversidade de ferramentas para a construção do mesmo. Essa diversidade de possibilidades foi de grande importância, pelo fato de proporcionar o ajustamento e a adaptação às necessidades individuais de cada estudante, contribuindo para que houvesse a liberdade de escolha por parte dos estudantes sobre as melhores formas e ferramentas para a construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Sales Fontoura da Silva Frantz, UFN

Professora de Matemática e doutoranda no curso de doutorado em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Franciscana (UFN), Mestra em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Matemática com ênfase em Física, Estatística e Informática Educativa pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Pós-Graduação Lato Sensu (em andamento) em Orientação escolar, Supervisão e Gestão escolar pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Janilse Fernandes Nunes, UFN

Professora Universitária no Centro Universitário Franciscano, Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), com período sanduíche na Faculdade de Educação, na Universidade de Sevilha, Espanha, com Bolsa PDSE - CAPES. Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), especialista em Informática na Educação - Faculdades Franciscanas (1998), e licenciada em Pedagogia - Faculdades Franciscanas (1996). É líder do grupo de pesquisa Comunicação e Tecnologias Digitais nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD. Tem experiência na área de Educação Básica e Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de professores, ludicidade, educação digital, gestão educacional e educação a distância.

Iuri Lammel Marques, UFN

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (2011) e curso técnico-profissionalizante em Informática pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). Atualmente, é professor nos cursos de Jornalismo e de Jogos Digitais da Universidade Franciscana, onde leciona desde agosto de 2008. É coordenador de produção de conteúdo na Unidade de Educação a Distância da Universidade Franciscana. Tem experiência profissional nas áreas de Comunicação (diagramação jornalística) e Computação (webdesign/UX). Atua principalmente nos seguintes temas: Jornalismo Digital, Tecnologias de Informação e Comunicação, Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

FRANTZ, D. de S. F. da S.; NUNES, J. F.; MARQUES, I. L.; MARQUES, N. L. R. Ensino híbrido com a utilização da plataforma Moodle. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1175–1186, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1175-1186.1070. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1070. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)