Abordagens para o ensino da pré-história regional

Autores

  • Marcos Rogério Kreutz Universidade do Vale do Taquari
  • Neli Teresinha Galarce Machado Universidade do Vale do Taquari
  • Jones Fiegenbaum Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1387-1403.1030

Palavras-chave:

Ensino, Arqueologia, História, Vale do Taquari.

Resumo

Nas últimas décadas foram produzidas inúmeras obras regionais, cujo foco é a formação social, econômica e política de um determinado município. Muitas delas, dão ênfase à imigração europeia, ignorando a participação de outras etnias, como as sociedades indígenas. Algumas obras apresentam breves comentários apontando a ocupação indígena antes e após o contato com os europeus. Porém, alguns autores sequer mencionam a existência dessas populações. Em municípios do Rio Grande do Sul, na região Vale do Taquari, cujo território recebeu grande fluxo de imigrantes europeus é possível encontrar obras com esse viés. Vislumbrando este contexto, a principal abordagem deste estudo está em indicar e discutir o uso de obras com conteúdo defasado sobre populações indígenas que povoaram a região.  Para a consecução dessa investigação fez-se uso da pesquisa bibliográfica, consulta em relatórios de Projetos Acadêmicos e de Licenciamentos Ambientais, bem como o banco de dados do IPHAN. Assim, são apresentados novos dados sobre a Arqueologia Regional, contribuindo para o ensino nos espaços formais de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Rogério Kreutz, Universidade do Vale do Taquari

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari, mestre e doutor em Ambiente e Desenvolvimento, graduado em História e Letras, pesquisador, professor e escritor.

Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari

Professora dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Ambiente e Desenvolvimento. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari.

Jones Fiegenbaum, Universidade do Vale do Taquari

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Taquari. Mestre em História.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

KREUTZ, M. R.; GALARCE MACHADO, N. T.; FIEGENBAUM, J. Abordagens para o ensino da pré-história regional. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1387–1403, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1387-1403.1030. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1030. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas