Desafios para a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza

Autores

  • Carlos Alberto Dos Santos Professor Visitante, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Carlos Alberto dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.363-370.960

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, ciências da natureza, biologia, física, química.

Resumo

Embora haja uma extensa e antiga literatura em torno dessa temática, há uma certa dificuldade em caracterizá-la do ponto de vista operacional. No que concerne às atividades de pesquisa, o conceito de propriedades emergentes é proeminente, mas ao meu conhecimento ainda não há um consenso quando se trata de definir interdisciplinaridade no ensino. O conceito genérico de ensino interdisciplinar é aquele caracterizado por uma abordagem que integra duas ou mais áreas do conhecimento em uma associação significativa para aumentar e enriquecer a aprendizagem em cada área. Para alguns estudiosos isso se efetiva por meio de conceitos transversais, os quais devem servir de ponte entre as ciências da natureza, a matemática e as engenharias. Embora sejam muitos os desafios para o cumprimento desses pressupostos, pretendo mostrar neste trabalho que há espaço para atuação pedagógica comprometida com o domínio de conhecimento disciplinar numa perspectiva interdisciplinar.

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Publicado

2018-05-22

Como Citar

DOS SANTOS, C. A. Desafios para a interdisciplinaridade no ensino das ciências da natureza. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 363–370, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.363-370.960. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/960. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Editorial