“Pôr a mão na massa”: elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de Geometria na modalidade EJA

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Docente/orientador do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS.
  • Rodrigo Dalla Vecchia Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Docente/orientador do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS.
  • Lucas Führ UFRGS, Estudante da Licenciatura em Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.414-424.864

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Ensino, Formação inicial de professores, Geometria

Resumo

O presente artigo tem como finalidade explanar sobre uma experiência de ensino ocorrida numa disciplina da graduação em Licenciatura em Matemática no primeiro semestre de 2017 numa instituição federal de ensino. Como se trata de uma disciplina de caráter teórico-prático, os licenciados devem planejar, executar e refletir sobre uma prática que deve acontecer no nível básico de ensino. Na ocasião o assunto a ser explorado na prática de ensino foi geometria e o público alvo estudantes de ensino médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola. Com a fundamentação teórica ancorada em autores que destacam a proximidade que a matemática deve ter com a realidade dos educandos, aqui se apresenta um recorte teórico-metodológico e reflexivo sobre o constituir-se professor de matemática em formação inicial. Com o estudo é possível inferir que ao aproximar leituras teóricas e reflexões próprias da ação de prática, já no curso de graduação, o futuro professor torna-se consciente do inacabamento inerente ao fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Docente/orientador do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS.

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Rodrigo Dalla Vecchia, Docente do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Docente/orientador do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS.

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Luterana do Brasil (2002) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) de Rio Claro defendendo a tese intitulada "Modelagem Matemática e a Realidade do Mundo Cibernético". Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no curso de Licenciatura em Matemática. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Ambientes Matemáticos de Aprendizagem com a Inclusão da Informática na Sociedade (AMAIIS). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Big Data, IoT e Construção de Jogos Eletrônicos.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

SILVA, R. S. da; VECCHIA, R. D.; FÜHR, L. “Pôr a mão na massa”: elaboração, execução e reflexão sobre uma prática de ensino de Geometria na modalidade EJA. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 414–424, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.414-424.864. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/864. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra