Altas diluições dinamizadas de nitrato de cálcio e sulfato de potássio no manejo de tripes, míldio e rendimento de cebola em sistema orgânico de produção

Autores

  • Paulo Antonio de Souza Gonçalves Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC
  • Pedro Boff Epagri, Estação Experimental de Lages, SC, Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal
  • Edivânio Rodrigues de Araújo Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.16-24.563

Palavras-chave:

Allium cepa, Thrips tabaci, Peronospora destructor, homeopatia, agroecologia

Resumo

Estudos com substâncias ultradiluídas também têm sido realizados como estratégia de manejo fitossanitário para sistemas orgânicos de produção. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de altas diluições dinamizadas de nitrato de cálcio e sulfato de potássio sobre a incidência e danos do tripes Thrips tabaci, severidade do mildio Peronospora destructor e rendimento de cebola em sistema de produção orgânico. O estudo foi conduzido na Estação Experimental de Ituporanga/Epagri, SC, em dois experimentos distintos durante três anos para altas diluições de sulfato de potássio, entre 2011 a 2013, e para nitrato de cálcio, entre 2013 a 2015. Os tratamentos foram altas diluições de nitrato de cálcio e sulfato de potássio em pulverizações foliares nas diluições 6, 12 e 30CH (CH, escala de diluição centesimal hahnemanniana), além de testemunha sem aplicação. O delineamento experimental foi casualizado em blocos com quatro repetições. A incidência e danos de tripes, índice de clorofila, severidade de míldio e rendimento de cebola não foram influenciados pelos tratamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Antonio de Souza Gonçalves, Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC

Pesquisador em Agroecologia e Entomologia da Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC.

Pedro Boff, Epagri, Estação Experimental de Lages, SC, Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal

Pesquisador em Agroecologia e Homeopatia Aplicada na Agropecuária

Edivânio Rodrigues de Araújo, Epagri, Estação Experimental de Ituporanga, SC

Pesquisador em Fitopatologia

Downloads

Publicado

2017-12-06

Como Citar

GONÇALVES, P. A. de S.; BOFF, P.; ARAÚJO, E. R. de. Altas diluições dinamizadas de nitrato de cálcio e sulfato de potássio no manejo de tripes, míldio e rendimento de cebola em sistema orgânico de produção. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 4, p. 16–24, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.16-24.563. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/563. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Agrárias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)