Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física

Autores

  • Cleci T. Werner da Rosa UPF

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-193.490

Palavras-chave:

ficha de observação, metacognição, ensino de Física

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo elaborar e validar uma ficha de observação que possibilite identificar o uso do pensamento metacognitivo por estudantes durante as aulas de Física, diante de um processo orientado didaticamente nessa perspectiva. O estudo adota como recorte ações docentes baseadas em processos interativos, de troca entre os estudantes, e a necessidade de que eles recorram a seus pensamentos metacognitivos durante o processo de aprendizagem. O estudo é parte de um trabalho mais amplo que vem, desde 2008, sendo desenvolvido com o intuito de avaliar a presença do pensamento metacognitivo no ensino de Física e os benefícios que propostas orientadas nessa perspectiva trazem para a aprendizagem. O estudo tem apresentado resultados promissores, mostrando que a utilização do pensamento metacognitivo pode ser incentivada pelo professor na medida em que esse explicita em suas ações didáticas esse tipo de pensamento. Como resultado da presente investigação, tem-se a estruturação de uma ficha de observação que possibilitará ao professor avaliar se os estudantes estão ou não recorrendo à metacognição como estratégia para aprender Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleci T. Werner da Rosa, UPF

Graduação em Matemática-com habilitação em Física (Universidade de Passo Fundo - 1989); Especialização em Educação Matemática (UPF - 1991); Especialização em Ensino de Física (UPF - 1992); Mestrado em Educação (UPF - 2001); Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina - 2011). Atuou de 1990 a 2000 como professora de Física no Ensino Médio e desde 1993 é professora titular da Área e Curso de Física na Universidade de Passo Fundo, ministrando disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação, principalmente as relacionadas ao Ensino de Física/Ciências e Estágio Supervisionado. Atualmente é coordenadora de Área no PIBID/Capes/Física e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na UPF. Pesquisadora na área de Ensino de Física / Educação Cientifica e Tecnológica, investigando temas associados ao Laboratório didático de Física/Ciências nos diferentes níveis de ensino (atividades experimentais em Física); uso da metacognição como recurso estratégico para aprender e ensinar Física (aprender a aprender); ensino de Ciências (Física) nos anos iniciais do ensino fundamental; Robótica educacional Livre. Atua como revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais; integra o corpo editorial da Editora UPF; e, é representante do Iceg no Conselho Universitário - Consun, integrando a Câmara de Graduação.

Downloads

Publicado

2017-05-23

Como Citar

ROSA, C. T. W. da. Instrumento para avaliação do uso de estratégias metacognitivas nas atividades experimentais de Física. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 182–193, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.182-193.490. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/490. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas