Geometrias Não-Euclidianas: uma investigação na Escola Básica no Brasil com Geogebra

Autores

  • José Carlos Pinto Leivas Centro Universitário Franciscano de Santa Maria
  • Helenara Machado de Souza UERGS
  • Hiago Portella de Portella Professor da rede municipal de ensino de Júlio de Castilhos

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.210-221.460

Palavras-chave:

Geometrias Não-Euclidianas, Investigação na escola básica, Plano de Poincaré, Ângulo central e inscrito

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa orientada pelo primeiro autor, envolvendo dois professores da rede pública de ensino no Brasil, sendo que o segundo autor trabalhou com três estudantes do Ensino Fundamental na aquisição de conhecimentos básicos sobre Geometria Hiperbólica, especificamente utilizando o GeoGebra na construção do modelo de Poincaré. A terceira autora investigou, juntamente com três estudantes do Ensino Médio, conhecimentos sobre Geometria Elíptica, mais designadamente aqui relatando a investigação na relação entre ângulo central e ângulo inscrito na circunferência. O objetivo do projeto foi investigar possibilidades didáticas de introduzir conteúdos dessas geometrias, com o uso de software, na escola básica brasileira. Os resultados da pesquisa mostraram ser possível desenvolver com os dois grupos de estudantes conteúdos que, na maioria das vezes, nem chegam a ser de conhecimento do professor de Matemática em formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Pinto Leivas, Centro Universitário Franciscano de Santa Maria

Licenciado em Matemática

Especialista em Análise Matemática

Mestre em Matemática Pura e Aplicada

Doutor em Educação (Matemática)

Helenara Machado de Souza, UERGS

Licenciada em Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Hiago Portella de Portella, Professor da rede municipal de ensino de Júlio de Castilhos

Licenciado em Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

LEIVAS, J. C. P.; SOUZA, H. M. de; PORTELLA, H. P. de. Geometrias Não-Euclidianas: uma investigação na Escola Básica no Brasil com Geogebra. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 210–221, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.210-221.460. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/460. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra